metropoles.com

PF investiga desvio de R$ 2,5 milhões do Ministério do Trabalho

A quantia foi desviada por um único representante sindical. O investigado também usou a própria companheira para ocultar bens e valores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Policia Federal - PF
1 de 1 Policia Federal - PF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Polícia Federal cumpre, nesta terça-feira (22/6), quatro mandados de busca e apreensão em mais um desdobramento da Operação Registro Espúrio. A ação apura crimes de ocultação de bens e valores obtidos a partir de lucros decorrentes de fraudes nas restituições de contribuição sindical.

No Distrito Federal, uma das buscas é cumprida em Taguatinga Centro. Também há mandados em Londrina (PR). Nesta fase, a investigação apontou para desvio de mais de R$ 2,5 milhões do Ministério do Trabalho por um único representante sindical.

O Metrópoles apurou que se trata de Mauri Viana Pereira, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil (Fenatracoop). Pereira integra, ainda, o Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas, Agrícolas, Agropecuárias e Agroindustrias do Paraná (Sintracoop-PR).

Mauri também é suspeito de ter utilizado a própria companheira para ocultar bens e valores. Os envolvidos responderão pelo crime de lavagem de dinheiro, cuja pena pode chegar a 10 anos de prisão.

Segundo a corporação, esta fase da operação faz parte do processo sistemático e contínuo adotado pela Polícia Federal de constrição do patrimônio dos membros das organizações criminosas voltadas ao desvio de recursos públicos, com o principal objetivo de ressarcir o erário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?