PF faz operação contra fraude em venda de veículos no DF e em Goiás
Além das buscas, os policiais cumprem medidas cautelares de sequestro de automóveis e de bloqueio administrativo junto ao Detran
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17/1) a Operação Cosplay para desarticular um grupo que cometia falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Os investigados atuavam na compra e venda de veículos usados em Goiás e no Distrito Federal.
De acordo com as diligências da PF, o grupo montava empresas fictícias com laranjas que “emprestavam” o nome em troca de retorno financeiro. Os criminosos também registravam os veículos em nome de fantasmas.
O objetivo era ocultar patrimônio. A lavagem de dinheiro era feita por meio da comercialização de carros usados. Se somadas, as penas podem chegar a 10 anos de prisão.
O principal investigado foi preso em flagrante pela Polícia Federal em outubro de 2017 por receptação de cargas roubadas – 72 televisores. Além disso, foram descobertas fortes evidências de que ele teria envolvimento com a prática dos novos crimes.
São cumpridos 31 mandados de busca e apreensão em Brazlândia, Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sobradinho, Vicente Pires, Taquari, no Guará, Paranoá, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e Lago Norte. Em Goiás, os alvos estão nos municípios de Águas Lindas de Goiás e Valparaíso. A corporação mobilizou 120 policiais na ação.
Além das buscas, os policiais cumprem medidas cautelares de sequestro de veículos e de bloqueio administrativo junto ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran). Foi autorizada ainda a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos suspeitos.