metropoles.com

PF esperou OAB para cumprir busca e apreensão em escritório de Ibaneis

Legislação traz imposição legal para que busca e apreensão em escritório de advocacia só aconteça na presença de representante da OAB

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Especial Metrópoles
A Polícia Federal faz busca e apreensão no escritório de advocacia do governador Ibaneis Rocha, na região central de Brasília - Metrópoles
1 de 1 A Polícia Federal faz busca e apreensão no escritório de advocacia do governador Ibaneis Rocha, na região central de Brasília - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

A Polícia Federal aguardou a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para iniciar a busca e apreensão no escritório de Ibaneis Rocha (MDB), nesta sexta-feira (20/1). O governador afastado do Distrito Federal é investigado em inquérito sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, e a presença da OAB na ação faz parte de uma obrigação prevista no Estatuto da Advocacia.

Segundo a legislação prevista no documento, há regras para cumprir um mandado de busca e apreensão em escritório de advocacia, como explicou Newton Rubens de Oliveira, advogado da diretoria da OAB que acompanhou a ação.

“Um representante da Ordem precisa acompanhar o ato, por força de lei. Temos que acompanhar até para que se evite qualquer nulidade no processo. Essa presença é sempre importante para preservar o exercício da advocacia”, explicou.

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ressaltou, em nota, que o acompanhamento se faz necessário ainda para que “não sejam feridas as prerrogativas profissionais, e sempre no estrito cumprimento da ordem judicial”.

A busca e apreensão da PF no escritório de advocacia durou cerca de duas horas. A operação também ocorreu na casa de Ibaneis, no Lago Sul, e no gabinete do governador, no Palácio do Buriti. Antes de ser eleito e reeleito, Ibaneis atuava como advogado, mas se licenciou da profissão desde que assumiu o GDF. No Twitter, ele afirmou que a operação vai mostrar a “completa inocência” em relação aos “lamentáveis fatos do último dia 8 de janeiro”, ressaltando que está licenciado do escritório em questão há mais de 4 anos.

Ataque à democracia

A PF ainda cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de Fernando de Sousa Oliveira, que era o secretário-executivo de Segurança Pública do DF no dia da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

O pedido de busca e apreensão foi feito pelo Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da Procuradoria-Geral da República (PGR). O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a operação.

Em nota, a PGR informou que o objetivo da operação é buscar provas a fim de instruir o inquérito instaurado para apurar condutas de autoridades públicas que teriam se omitido na obrigação de impedir os atos violentos registrados em 8 de janeiro, em Brasília.

“As medidas cautelares foram requeridas pelo coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos. Integrantes do grupo acompanham a operação”, afirmou.

Os advogados de Ibaneis, Alberto Toron e Cleber Lopes, disseram que “a busca determinada na sua residência e seu antigo escritório, embora inesperada, posto que o governador sempre agiu de maneira colaborativa em relação à apuração dos fatos em referência, certamente será a prova definitiva da inocência do chefe do Executivo do Distrito Federal”.

A governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), cancelou agenda prevista para a tarde desta sexta-feira. Ela iria ao encerramento de um projeto social na Estrutural.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?