metropoles.com

PF cumpre mandado para retirar comerciante do Minhocão da UnB

Os agentes foram até o ICC Sul na tarde deste sábado (20/8) para retirar um quiosque em dívida com a União

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Ramos/Metrópoles
Polícia federal, UnB minhocão
1 de 1 Polícia federal, UnB minhocão - Foto: Gabriel Ramos/Metrópoles

A Polícia Federal cumpre um mandado de reintegração de posse na tarde deste sábado (20/8) na Universidade de Brasília (UnB). Segundo a assessoria de imprensa da instituição, os agentes federais estão no Instituto Central de Ciências (ICC) Sul para cumprir a decisão judicial de retirada de um dos comerciantes.

De acordo com informações preliminares, ele tem débitos com a União. A ação é realizada pela PF e não pela Polícia Militar porque a UnB é uma instituição federal. O negócio que é alvo da remoção oferece serviços de cópias (xerox) para os alunos e docentes no local. Ele estaria com aluguéis atrasados. O pequeno empresário foi notificado pela Justiça Federal para que saísse na quarta-feira (17).

A reintegração de posse foi expedida pela 17ª Vara da Justiça Federal. Assinada pelo juiz João Carlos Mayer Soares, a decisão esclarece a necessidade de acompanhamento da PF já que não houve “desocupação espontânea” por parte do comerciante.

A professora de Direito Humanos Alejadra Pascual disse que aproveitaram o fim de semana, quando a universidade está vazia para fazer o despejo. “Se tivessem alunos aqui, no momento que começou o despejo, eles jamais teriam conseguido fazer essa retirada”, ressaltou.

Os alunos da universidade solidários ao comerciante que foi retirado programaram para esta segunda (22/8), um ato na ala sul do Minhocão contra a retirada de comerciantes. De acordo com o membro do Conselho Universitário da UnB João Marcelo, a retirada dos comerciante está ocorrendo por ordem da Reitoria da instituição.

Professores e alunos fizeram um abaixo-assinado para que os comerciantes não sejam removidos para áreas de convivência determinadas pela Reitoria. Segundo João Marcelo, a ação já tem mais de 6 mil assinaturas.

Caso Chiquinho
No fim do ano passado, uma polêmica movimentou o Minhocão, como é conhecido o local. Um livreiro, ícone da UnB, deveria ser realocado da área onde estão os comerciantes. Chiquinho, com um quiosque ocupado há 40 anos no ICC Sul, ficou abalado com a notícia de que teria que sair para o setor de Módulos de Apoio e Serviços Comunitários (Mascs), longe da movimentação dos estudantes.

Para impedir a retirada, na ocasião, professores, alunos, servidores e representantes da sociedade civil fizeram uma manifestação e criaram uma página no Facebook como forma de apoio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?