PF cumpre mandado para retirar comerciante do Minhocão da UnB
Os agentes foram até o ICC Sul na tarde deste sábado (20/8) para retirar um quiosque em dívida com a União
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal cumpre um mandado de reintegração de posse na tarde deste sábado (20/8) na Universidade de Brasília (UnB). Segundo a assessoria de imprensa da instituição, os agentes federais estão no Instituto Central de Ciências (ICC) Sul para cumprir a decisão judicial de retirada de um dos comerciantes.
De acordo com informações preliminares, ele tem débitos com a União. A ação é realizada pela PF e não pela Polícia Militar porque a UnB é uma instituição federal. O negócio que é alvo da remoção oferece serviços de cópias (xerox) para os alunos e docentes no local. Ele estaria com aluguéis atrasados. O pequeno empresário foi notificado pela Justiça Federal para que saísse na quarta-feira (17).
A reintegração de posse foi expedida pela 17ª Vara da Justiça Federal. Assinada pelo juiz João Carlos Mayer Soares, a decisão esclarece a necessidade de acompanhamento da PF já que não houve “desocupação espontânea” por parte do comerciante.A professora de Direito Humanos Alejadra Pascual disse que aproveitaram o fim de semana, quando a universidade está vazia para fazer o despejo. “Se tivessem alunos aqui, no momento que começou o despejo, eles jamais teriam conseguido fazer essa retirada”, ressaltou.
Os alunos da universidade solidários ao comerciante que foi retirado programaram para esta segunda (22/8), um ato na ala sul do Minhocão contra a retirada de comerciantes. De acordo com o membro do Conselho Universitário da UnB João Marcelo, a retirada dos comerciante está ocorrendo por ordem da Reitoria da instituição.
Professores e alunos fizeram um abaixo-assinado para que os comerciantes não sejam removidos para áreas de convivência determinadas pela Reitoria. Segundo João Marcelo, a ação já tem mais de 6 mil assinaturas.
Caso Chiquinho
No fim do ano passado, uma polêmica movimentou o Minhocão, como é conhecido o local. Um livreiro, ícone da UnB, deveria ser realocado da área onde estão os comerciantes. Chiquinho, com um quiosque ocupado há 40 anos no ICC Sul, ficou abalado com a notícia de que teria que sair para o setor de Módulos de Apoio e Serviços Comunitários (Mascs), longe da movimentação dos estudantes.
Para impedir a retirada, na ocasião, professores, alunos, servidores e representantes da sociedade civil fizeram uma manifestação e criaram uma página no Facebook como forma de apoio.