Pesquisa Metrópoles/Ideia: 53% dos brasilienses aprovam casamento gay
Pesquisa exclusiva Metrópoles/Ideia ainda mostra que 29,8% dos entrevistados são contrários, e 16,8% não souberam responder
atualizado
Compartilhar notícia
O casamento entre pessoas do mesmo sexo é bem visto pela maioria dos moradores do Distrito Federal, conforme revela pesquisa exclusiva Metrópoles/Ideia. Segundo o levantamento, 53,4% dos brasilienses são favoráveis à união gay.
A apuração ainda mostra que 29,8% dos entrevistados são contrários, e 16,8% não souberam responder.
Quando foi feita a separação por sexo, são as mulheres que aprovam mais a união, com quase 60% do total dos entrevistados.
Já por faixa etária, só há maioria contrária ao casamento gay a partir dos 60 anos. Quando o recorte é feito por religião, não há crença que seja mais contrária que a favor.
Confira:
Para Cristiane Silva, coordenadora da Associação do Núcleo de Apoio e Valorização à Vida de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Distrito Federal e Entorno (ANAVTrans), no entanto, é difícil afirmar que estes números retratam a realidade da população LGBTI+.
De acordo com a representante da entidade, uma parcela expressiva da sociedade ainda resiste a encarar a união de pessoas do mesmo sexo da mesma forma como ocorre perante um casal hétero. “A gente ainda se esconde e não se sente protegido. Costumo dizer que andamos com as leis e portarias debaixo do braço para usar na hora de algum desrespeito. Não acho ainda que o respeito é de coração”, explica.
Cristiane questiona ainda o motivo pelo qual tantas pessoas se preocupam com a relação à vida amorosa do outro. “No fundo, a gente se pergunta por que o nosso casamento vai atrapalhar a vida de outra pessoa. E é isso que a gente passa para nossas famílias. Acho que, entre os parentes, isso tem melhorado.”