metropoles.com

Pesquisa: apenas 24,5% das pessoas com deficiência têm emprego no DF

Pesquisa do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF divulgada nesta terça-feira mostra que esta população representa 3,8% dos brasilienses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Mulher de costas em cadeira de rodas
1 de 1 Mulher de costas em cadeira de rodas - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Apenas 24,5% das pessoas com deficiência residentes no Distrito Federal trabalhavam em 2021. Entre as pessoas sem deficiência, esse percentual era de 50,5%. A taxa de desemprego entre PCDs foi de 18,6%, superior à registrada entre as pessoas sem deficiência.

Os dados são de pesquisa do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF) divulgada nesta terça-feira (8/11). O estudo “Pessoa com deficiência: educação, inserção no mercado de trabalho, mobilidade urbana e infraestrutura domiciliar” faz parte da segunda edição da série Retratos Sociais DF.

O estudo analisa dados sobre escolaridade, empregabilidade, deslocamento e condições de moradia da população com deficiência na capital federal, além de caracterizar o perfil sociodemográfico deste grupo. Foram considerados com deficiência aqueles que declararam grande dificuldade ou não conseguir de modo algum enxergar, ouvir ou caminhar/subir degraus de modo permanente e, no caso da deficiência intelectual/mental, comunicar-se, realizar cuidados pessoais, trabalhar e estudar.

Perfil sociodemográfico

Em 2021, 113.642 pessoas com deficiência residiam no Distrito Federal, correspondendo a 3,8% da população com dois anos ou mais. Entre elas, 43,2% possuíam deficiência visual; 22,6% múltipla; 19,8% física; 7,2% auditiva; e 7,2% intelectual/mental.

Os tipos de deficiência se concentravam entre adultos e idosos, a exemplo da auditiva, na qual a maior parte das pessoas tinham por volta dos 75 anos. A exceção era a deficiência intelectual/mental, com maior prevalência entre jovens por volta dos 20 anos.

Na análise por classes socioeconômicas, 6,6% da população nas classes D e E possuíam alguma deficiência, perante 2% da população nas classes A e B.

Educação

Entre as pessoas com deficiência em idade escolar, 63,5% frequentavam alguma instituição de ensino, percentual pouco menor que o observado entre as pessoas sem deficiência (66,5%). A rede pública absorve grande parte dos estudantes com deficiência (81,8%) e sem deficiência (68,5%).

Em relação ao ensino superior, 13,8% das PcDs com 25 anos ou mais concluíram esse nível de ensino, enquanto 35,9% das sem deficiência possuem formação superior.

3 imagens
A deficiência intelectual/mental, tem maior prevalência entre jovens por volta dos 20 anos
6,6% da população nas classes D e E possuem alguma deficiência
1 de 3

Pessoas com deficiência são 3,8% da população do DF

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
2 de 3

A deficiência intelectual/mental, tem maior prevalência entre jovens por volta dos 20 anos

Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles
3 de 3

6,6% da população nas classes D e E possuem alguma deficiência

Unlisted/Stock Photos

Trabalho e renda

Um dado relevante é a proporção de empreendedores e autônomos entre as pessoas com deficiência (35,9%), superior à observada entre as sem deficiência (26%). Outro aspecto a ser considerado é a proporção de aposentados: 33,6% das PcDs, frente a 11,4% das pessoas sem deficiência.

A renda média do trabalho principal das pessoas com deficiência era menor que a das pessoas sem deficiência: R$ 2.246,96 e R$ 3.817,52, respectivamente. Cerca de 14% das PcDs recebiam algum benefício social, ante 6% das sem deficiência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?