metropoles.com

Perto de sair do papel: grupo que fará projeto do VLT é escolhido

A publicação no Diário Oficial do DF determina que o plano obedeça às exigências legais e da Semob. As linhas ligarão terminal Sul e Norte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EDITORIA DE ARTE/METRÓPOLES
Veículo Leve sobre Trilhos
1 de 1 Veículo Leve sobre Trilhos - Foto: EDITORIA DE ARTE/METRÓPOLES

O Governo do Distrito Federal divulgou nesta segunda-feira (23/09/2019) o resultado do pregão eletrônico para a escolha das empresas que vão tocar o projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na W3. Segundo a publicação, o grupo autorizado é formado pelas empresas BF Capital Assessoria em Operações Financeiras, Serving, Civilsan, Empresas Associadas de Engenharia, Trans Sistemas de Transportes e Viação Piracicabana.

A partir de agora, elas trabalharão em um documento para que o sistema de transporte dentro do Plano Piloto saia do papel. Com tentativas frustradas desde a gestão do então governador José Roberto Arruda (PL), o VLT terá de obedecer diversas etapas e parâmetros para que, de fato, atenda a população.

Segundo o Chamamento de Manifestação de Interesse n.º 01/2019, o modal deve ligar o terminal da Asa Sul ao da Asa Norte, passando pela via W3, utilizando tecnologia VLT e sua extensão até o aeroporto. O escopo dos projetos, estudos, levantamentos ou investigações devem obedecer aos parâmetros exigidos por lei, além de passar pelo crivo da Secretaria de Mobilidade.

O projeto prevê a construção de 22 km de linha. As empresas selecionadas ainda contarão com alimentação elétrica. O modelo também exigirá que o GDF reavalie a circulação dos ônibus que hoje trafegam na via W3.

Dentro do plano está prevista a implementação, entre as quadras 600 e 900, de sistema para que ciclistas e pedestres circulem em segurança. O objetivo do governo é firmar uma parceria público–privada (PPP) a fim de viabilizar o empreendimento.

O estudo selecionado terá seus direitos associados transferidos à administração pública e só poderá ser divulgado após a publicação do Aviso de Audiência Pública sobre o tema.

VLT para 2020

No fim de julho, o governador Ibaneis Rocha (MDB) já havia reforçado sua intenção de retomar o projeto do VLT dentro de uma parceria público–privada (PPP). De acordo com o chefe do Executivo local, a iniciativa foi completamente remodelada. Em 30 de julho, o GDF assinou o distrato do projeto anterior com a Caixa Econômica Federal (CEF) a fim de iniciar o novo modelo. A decisão foi tomada após a União negar pedido de reconsideração do Palácio do Buriti para devolver R$ 26 milhões, antes destinados ao VLT.

A linha do novo VLT sairá do Aeroporto JK em direção ao Terminal da Asa Sul, próximo a 1ª Delegacia de Polícia. O transporte seguirá pela W3 Sul e W3 Norte. Nesta fase inicial, os trilhos acabam no Noroeste. “É um projeto que precisa acontecer, mas não aquele do passado”, pontuou Ibaneis. Por enquanto, o governo não tem os valores consolidados. Pelo planejamento de Ibaneis, as obras do VLT começarão no início de 2020.

O que diz a Semob

Em nota, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que o próximo passo do projeto será “discutir com o grupo selecionado a necessidade de fazer alguns ajustes e esclarecer algumas dúvidas, visando a sua apresentação em audiência pública”.

Segundo a pasta, após a realização de audiência pública – ainda sem data marcada –, o estudo será “submetido ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e, em seguida, divulgado o edital de licitação”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?