metropoles.com

Periculosidade: Metrô deverá pagar adicional por risco de eletrocussão

Desembargador do TRT-10 determinou pagamento de adicional de 30%, retroativo aos últimos 5 anos, a funcionário que desce a vias energizadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Metrô - Metrópoles
1 de 1 Metrô - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) condenou a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) a pagar adicional de periculosidade a um funcionário da empresa responsável por descer nos trilhos, em vias energizadas, para recolher objetos pessoais de passageiros.

O desembargador Grijalbo Fernandes Coutinho determinou que a empresa deverá pagar adicional de periculosidade de 30%, além de reflexos decorrentes do valor. A condenação, que totaliza R$ 200 mil, tem caráter definitivo e retroativo aos últimos cinco anos trabalhados.

O magistrado decretou, ainda, a nulidade de um procedimento administrativo disciplinar (PAD) que resultou em uma punição ao funcionário, após ele se recusar a descer aos trilhos.

À Justiça o trabalhador declarou que atua na Estação 114 Sul e que acessa a via energizada entre três e quatro vezes por semana, no mínimo. O funcionário da Metrô-DF acrescentou que, por muito tempo, não houve fiscalização das descidas aos trilhos e que não sabia informar se o Centro de Controle Operacional, que autoriza o procedimento, efetuava esse monitoramento.

Na decisão, a Justiça destacou que, com base no laudo pericial, “observa-se que existe eventual risco acidental de choque elétrico no terceiro trilho” e que o funcionário pode ser enquadrado na situação de periculosidade no trabalho.

Uma testemunha que fez parte do processo declarou que, quando as equipes descem à via, o terceiro trilho está energizado, e que o desligamento da corrente só ocorre quando, para acessar o objeto, é necessário saltar a estrutura – o que é proibido nesses casos.

Questionada pela reportagem sobre o caso, a Metrô-DF informou que não comentará a decisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?