metropoles.com

Jaqueline teve lesão no fígado após endoscopia, aponta IML

Laudo preliminar mostra que a autônoma teve hemorragia e perda de líquido. Perícia definitiva deve sair até 20 de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Facebook/Reprodução
Jaqueline nova
1 de 1 Jaqueline nova - Foto: Facebook/Reprodução

Um laudo preliminar feito pelo Instituto Médico Legal (IML) indica um choque hipovolêmico (perda de grandes quantidades de sangue e líquidos) como a possível causa da morte da autônoma Jaqueline Almeida, de 32 anos, após passar por uma endoscopia. De acordo com o documento, o problema foi causado por uma lesão no fígado da mulher.

O ferimento pode ter sido provocado pelos aparelhos utilizados no procedimento de endoscopia ou na cirurgia realizada posteriormente para recuperar o intestino delgado da autônoma. O órgão se rompeu no período entre o exame, feito em uma clínica do Sudoeste, e o momento em que ela foi operada no Hospital Daher. O laudo, no entanto, afirma que a causa da morte só será definida após a realização de mais exames.

O documento foi entregue à família nesta segunda-feira (31/10). Jaqueline morreu no último dia 20, depois de fazer uma endoscopia com o médico Lucas Seixas Doca Júnior, na clínica Endogastrus. Após complicações durante o procedimento, ela chegou a ser operada pelo mesmo médico, mas não resistiu. O caso é investigado pelo Conselho Regional de Medicina do DF e pela Polícia Civil.

Para o marido de Jaqueline, Valdery Brito, o laudo reforça a teoria de que a morte dela possa ter sido causada por um erro médico. Isso porque a lesão no fígado foi provocada pelo manuseio de equipamentos durante a endoscopia.

O procedimento tinha o objetivo de aplicar o plasma de Argônio (espécie de raio laser) na paciente, método utilizado por pessoas que já fizeram cirurgia bariátrica e desejam evitar o reganho de peso. Trata-se de uma técnica que reduz o calibre da emenda do estômago com o intestino, provocando uma precoce saciedade. Jaqueline havia passado pela bariátrica em 2012 e, segundo o marido, tinha a saúde perfeita. Ela deixou uma filha de 11 meses.

O médico Lucas Seixas não foi localizado pela reportagem nesta segunda-feira (31/10).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?