Pentecostes é celebrada on-line e Bênção das Velas espera fim da pandemia
Uma das maiores celebrações católicas da cidade está sendo realizada pela web e parte dela poderá ser feita presencialmente no fim de agosto
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das maiores celebrações católicas do Distrito Federal também foi atingida pela pandemia do novo coronavírus. A Festa de Pentecostes, organizada pela comunidade da Paróquia São Pedro, em Taguatinga, não pode acontecer com a presença dos fiéis, para evitar aglomerações. Entretanto, as missas são transmitidas pela internet e há a expectativa de que a Bênção das Velas, um dos pontos que mais reúne pessoas, ocorra no dia 23 de agosto – se a Covid-19 permitir.
Desde o último domingo (24/05), dia que marca a Ascensão do Senhor, duas missas são realizadas diariamente, às 15h e às 19h, no site Renascidos em Pentecostes (clique aqui), inclusive nesta sexta-feira (29/05) e no sábado (30/05). No domingo (31/05), a celebração principal de encerramento está marcada para as 16h.
As Missas da Misericórdia, às 15h, são presididas por um padre convidado. Já as celebrações das 19h são conduzidas pelo padre Moacir Anastácio, pároco da São Pedro, assim como a missa das 16h no domingo (31/05). Durante todo o dia, o enderenço eletrônico também tem adorações ao Santíssimo.
Por se tratar de uma data litúrgica, não é possível transferir toda a festa. Por isso, manteve-se a celebração principal de Pentecostes para o próximo domingo, de forma on-line. Entretanto, como a Consagração das Velas é um evento comunitário tradicional, os responsáveis decidiram tentar uma nova data.
A princípio, será realizada no dia 23 de agosto. No ano passado, os eventos na Paróquia São Pedro reuniram, durante cinco dias, 28 mil pessoas. Já a Festa de Pentecostes, aberta para a comunidade no Taguaparque entre sexta e domingo, chegou a ter circulação de 3 milhões de pessoas, segundo os organizadores. A Polícia Militar do DF (PMDF) fala em 300 mil.