metropoles.com

“Pensador ímpar”, diz FAC sobre morte de Luiz Gonzaga Figueiredo

Professor morreu aos 80 anos e dava aula na Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
redes sociais prof. luiz gonzaga
1 de 1 redes sociais prof. luiz gonzaga - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na noite desta sexta-feira (9/6), a direção da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB) divulgou uma nota lamentando o falecimento de Luiz Gonzaga Figueiredo Motta. O professor, que atuou na FAC, sofreu um mal súbito, segundo pessoas próximas. Ele deixa três filhos, esposa e netos.

A nota da FAC expressa solidariedade aos familiares do professor e relembra a trajetória dele como um dos professores da geração que reconstruiu o curso de Comunicação da FAC-UnB, depois do curso quase ter sido encerrado nos anos 1960.

O texto é assinado pela diretora da FAC, Dione Oliveira Moura. “Uma plêiade de homenagens justas para um jornalista, professor e pensador ímpar na construção da práxis jornalística no Brasil e América Latina: Luiz Gonzaga Figueiredo Motta”, diz.

Veja o texto na íntegra:

“Diante do falecimento do professor e jornalista Luiz Gonzaga Figueiredo Neto, ocorrida hoje, 09 de junho, em Brasília, a vem a público externar solidariedade aos familiares (esposa Rosana, filhos Max, Pedro, Joana e netos), aos amigos e às e aos estudantes formadas e formados pelo professor Motta. Como nos relembra o professor Murilo Ramos, ex-diretor da FAC-UnB e contemporâneo de Motta na UnB, Motta foi um dos professores da geração que reconstruiu o curso de Comunicação da FAC-UnB, depois do curso quase ter sido encerrado nos anos 1960. Também a partir das palavras do professor Fernando Paulino, atual presidente da ALAIC (Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação) e ex-diretor da FAC, relembramos o papel primordial do professor Motta na idealização e criação da ALAIC nos anos 1980.

Motta também foi Secretário de Comunicação da UnB, Secretário de Comunicação do Governo do Distrito Federal e referência nacional e internacional nos estudos sobre narrativas jornalísticas, tendo formulado e implementado metodologias inovadoras a respeito. Na FAC-UnB, Motta foi docente, pesquisador, Coordenador do Programa de Pós-Graduação e Vice-Diretor da Faculdade, dentre outras funções e papéis relevantes. O próprio PPG emitiu uma Nota específica e registrou tal contribuição no campo da Pós-Graduação. Ainda na UnB, Motta foi o idealizador e criador da Revista Darcy, uma revista que sedimentou no jornalismo científico. Também na UnB atuou no NEMP (Núcleo de Estudos em Mídia e Política), espaço no qual formou gerações de pesquisadoras e pesquisadores hoje presentes em diversas entidades, a exemplo da Compolítica (Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política). Na SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), Motta foi fundador, Vice-Presidente e coautor do Projeto Editorial da Revista Brazilian Journalism Research (BJR),hoje referência dentre os periódicos do campo.

Também se destacou, o professor Motta na defesa do Diploma de Jornalismo para o exercício profissional e, por fim, está na memória de muitos como um intelectual que sempre e permanentemente viu, e defendeu, o lugar do jornalismo como construção da realidade, imbuindo nessa premissa todo o papel social do jornalismo na construção ética da história do presente.

Assim, a Direção da FAC-UnB, ao passo que transcorremos o dia de hoje em diálogo com os impactados por essa despedida, ecoa e agradece, em nome da comunidade acadêmica da FAC, as demais homenagens como as feitas pela comunidade acadêmica e Coordenação do PPJor-UFSC, assim como pela ALAIC e por colegas e amigos da ABEJ (Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo) e da SBPJor. Uma plêiade de homenagens justas para um jornalista, professor e pensador ímpar na construção da práxis jornalística no Brasil e América Latina: Luiz Gonzaga Figueiredo Motta.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?