Pela primeira vez, mulher rege banda dos Dragões da Independência
A sargento Rachel de Almeida Oliveira dirigiu a fanfarra do grupamento, que existe há 200 anos. Veja o vídeo
atualizado
Compartilhar notícia
Na semana anterior ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo (08/03), um evento que poderia ter passado despercebido chamou atenção. Pela primeira vez na história, uma mulher regeu a fanfarra dos Dragões da Independência, grupamento do Exército que existe há mais de 200 anos.
A sargento Rachel de Almeida Oliveira, de 23 anos, comandou a banda durante um evento interno, exatamente em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A participação feminina como músico é algo relativamento novo. As primeiras entraram no curso de formação em 2014.
Veja:
“A experiência como regente é uma grande honra para todo músico”, comemorou Rachel, nascida em João Pessoa, na Paraíba, mas que vive em Brasília desde os 2 anos de idade.
Rachel começou a se envolver com música ainda na infância. Depois, a sargento se formou como bacharel em clarineta pela Universidade Federal de Goiânia. “Servir o Exército Brasileiro na fanfarra dos Dragões da Independência é um privilégio também para nós mulheres”, garante.
Além de Rachel, que é militar de carreira, três cabos temporárias — que ingressaram no Exército nesta semana, coincidentemente — fazem parte da fanfarra. Levantamento do MDados mostrou que houve aumento em 331% o número de alistamento de mulheres na força militar.
Veja a sargento em apresentação fora do Exército: