Pela primeira vez, Covid-19 chega a todas as regiões administrativas do DF
Com Fercal registrando seu primeiro caso, nenhuma cidade da capital do país está imune à doença
atualizado
Compartilhar notícia
A pandemia do novo coronavírus atingiu todas as regiões administrativas do Distrito Federal. Em novo boletim, a Secretaria de Saúde (SES-DF) atualizou o quadro de pacientes da capital e incluiu a Fercal entre as cidades com moradores infectados.
Até esta segunda-feira (11/05), a Fercal era a única região de todo o DF a não computar casos de Covid-19. Agora, de acordo com o novo levantamento, há um morador infectado.
A região segue sendo a menos impactada pela doença. Na sequência, estão Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Varjão, com apenas dois registros cada.
O Plano Piloto é a cidade com maior número de casos: são 337. Águas Claras vem logo atrás, com 223 moradores com coronavírus.
Erro em notificação
A pasta até chegou a notificar um registro na última semana, mas voltou atrás e admitiu ter cometido erro ao registrar o endereço de um dos pacientes.
A Saúde também havia sido questionada pela Administração Regional da Fercal sobre o erro no registro.
O mistério da Fercal
Na semana passada, o Metrópoles mostrou as medidas adotadas pelos moradores da cidade para conter a disseminação do novo coronavírus.
A soma de alguns fatores pode ajudar a entender por que a cidade não havia figurado, até esta segunda, entre as regiões com contaminados nos boletins da Secretaria de Saúde: parte da população trabalha nas fábricas de cimento instaladas no local, consequentemente, não se aglomera em transportes públicos lotados.
Outra questão apontada pelos habitantes da Fercal é a grande concentração de mulheres que atuavam como doméstica ou diarista.
Dispensadas dos empregos, elas passaram a circular pouco. Há, ainda, quem acredite que a concentração de povoados distantes uns dos outros contribua para dificultar a propagação do vírus mortal.
A carência de espaços para praticar atividades físicas ao ar livre também é apontada como elemento relevante para que a região respeite mais a quarentena. Fora isso, soma-se o fato de ser a terceira RA menos habitada do DF.