Pela liberdade e democracia, Embaixada da França convida brasilienses para vigília neste domingo (15/11)
Manifestação de repúdio à violência e ao ódio será na Aliança Francesa, às 17h. São Paulo, Rio de Janeiro e Recife também farão ato no mesmo dia e horário
atualizado
Compartilhar notícia
Em repúdio aos ataques terroristas que deixaram 129 mortos e 352 feridos em Paris, a Embaixada da França em Brasília promove neste domingo (15/11) uma “vigília pela liberdade”. O ponto de encontro será na Aliança Francesa (708/907 Sul), às 17h. O embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, convidou os brasilienses para expressar “repúdio à violência, à intimidação e ao ódio, e para reafirmar nosso compromisso com a liberdade e a democracia”.
As vigílias, segundo Bili, servirão para mostrar também que a França está unida. “Como disse o Sr. François Hollande (presidente francês), os terroristas ‘não podem ter dúvidas de que têm diante deles uma França determinada, uma França unida, uma França reunida e uma França que não se deixará impressionar, ainda que hoje ela expresse uma emoção infinita a respeito desse drama e dessa tragédia que é abominável, por ser uma barbárie’.”Em nota, o embaixador francês disse que deseja a recuperação rápida dos brasileiros atingidos nos atentados e “afirmamos nossa solidariedade para com suas famílias”.
Eu gostaria de agradecer profundamente a todos aqueles no Brasil que têm nos enviado mensagens de condolências e de solidariedade, em primeiro lugar a mensagem da Presidente Dilma Rousseff e do governo brasileiro.
Laurent Bili
Voos normais
Além de Brasília, as vigílias vão ocorrer em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. O embaixador informou que, apesar de as fronteiras estarem sendo controladas, as conexões aéreas e ferroviárias internacionais, inclusive com o Brasil, estão funcionando normalmente. Segundo ele, nenhuma “ameaça específica contra a comunidade francesa ou contra os interesses franceses no Brasil foi identificada”. No entanto, ele pediu atenção neste momento em que a França está sob choque.
Pela manhã deste sábado (14), um minuto de silêncio foi feito nas aulas da Aliança Francesa em Brasília, como forma de homenagear as vítimas do massacre de Paris. Com informações da Agência Brasil