Pediatria do Hran tem atendimentos restritos a casos graves
Secretaria de Saúde do DF recomenda que pacientes com situação menos delicada procurem atendimento em outras unidades
atualizado
Compartilhar notícia
Quem procurou a pediatria do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) nesta sexta-feira (22/11/2019) se revoltou ao não conseguir atendimento na unidade pública. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), apenas os casos mais emergenciais estão recebendo atenção.
Em nota, a secretaria negou que houve fechamento do pronto-socorro da pediatria, mas disse que o atendimento havia sido restrito aos “pacientes classificados como vermelho”. A cor é destinada àqueles que apresentam estado de saúde grave.
De acordo com a pasta, a restrição se explica pela falta de recursos humanos. “Na tarde desta sexta-feira (22), um médico estava escalado para atendimento no Pronto-Socorro, onde sete pacientes estava internados e acompanhados pelo mesmo profissional. A Secretaria de Saúde esclarece que trabalha para reforçar o quadro de profissionais da pasta”, afirma, em nota.
Ainda conforme informado pela Saúde, os pais que apresentaram casos de menor gravidade foram orientados a buscar outras unidades da rede. A pasta pede que os responsáveis concentrem os atendimentos nas policlínicas e no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).