metropoles.com

PCDF: Sinpol fará assembleia para debater morosidade de reajuste

Encontro está marcado para 9/4 e tem como base a falta de perspectiva de a categoria receber a paridade salarial com a Polícia Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MICHAEL MELO/METRÓPOLES
pcdf
1 de 1 pcdf - Foto: MICHAEL MELO/METRÓPOLES

Pouco mais de um mês após o governador Ibaneis Rocha (MDB) encaminhar ao governo federal proposta de reajuste da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a categoria fará uma assembleia geral. O evento está marcado para o dia 9 de abril, às 14h30, em frente ao Complexo da PCDF.

A nota do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) com a convocação ressalta que o encontro ocorrerá porque “não há perspectiva de edição da medida provisória para recomposição dos salários da categoria”.

O reajuste de 37% é promessa do chefe do Executivo e garantiria a paridade dos salários da PCDF em relação aos da Polícia Federal, porém ainda não saiu do papel. “O objetivo da diretoria é dividir com os policiais civis as informações mais recentes, bem como compartilhar a tomada de decisões acerca do pleito”, diz o comunicado.

O sindicato pede ainda a participação de todos os policiais, sejam aposentados, pensionistas ou da ativa: “Tanto do plantão como do expediente”, completa o documento.

Veja nota:

Reprodução

Mensagem ao Congresso
Conforme o Metrópoles noticiou em 27 de março, a mensagem presidencial que precisa ser enviada ao Congresso para os parlamentares decidirem sobre o reajuste da Polícia Civil travou na burocracia do Ministério da Economia.

Para agravar a situação, como os esforços do governo federal estão voltados para a reforma da Previdência, não há clima político sequer para encaminhar a proposta. A realidade não preocupa apenas os agentes: delegados também estão receosos.

Em 26 de fevereiro, Ibaneis entregou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, o texto do projeto que viabiliza a paridade, mas a tramitação pouco caminhou. Naquela reunião, em 26 de fevereiro deste ano, o ministro estranhou o alto percentual de reajuste. Desde então, o tema – que passou a ser chamado de Processo n° 12100.100491/2019-67 – ficou restrito a movimentações internas na pasta. Ele passou pela Secretaria de Orçamento Federal, pelo gabinete da Fazenda e voltou para a secretaria.

Antes de ser enviado ao Congresso Nacional para apreciação, o processo deve passar por outras instâncias na Esplanada, que incluem a emissão de pareceres jurídicos. Só então o texto será remetido à Casa Civil, provável última instância antes de chegar ao Parlamento. Ainda não há definição, contudo, se a forma será projeto de lei ou medida provisória.

As articulações ocorrem em âmbito federal porque a segurança pública do DF é paga por meio de recursos do Fundo Constitucional. A reserva é abastecida pela União e leva em conta percentual sobre a receita corrente líquida do governo federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?