metropoles.com

PCDF prende grupo que furtava caminhonetes de luxo no Plano Piloto

A operação da PCDF consistiu em desarticular uma organização criminosa voltada para a prática de furtos à caminhonetes de luxo do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Droga apreendida
1 de 1 Droga apreendida - Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou, durante os dias 9 e 13 de setembro, a Operação Attrack, deflagrada pela Divisão de Repressão a Roubos (DRFV I). A ação consistiu em desarticular uma organização criminosa especializada em furtos de caminhonetes de luxo do DF.

As práticas criminosas eram executadas em regiões nobres, como o Plano Piloto. O grupo utilizava de estratégias sofisticadas para burlarem os sistemas de segurança dos automóveis.

O diretor da DRFV I, delegado Konrad Munis, utilizando imagens de câmeras de segurança do local, destacou a ação dos criminosos no último dia 9. Nesta ocasião, os ladrões levaram uma Nissan/Frontier, avaliada em R$ 250 mil. A polícia detectou o exato momento em que um dos envolvidos se aproxima do veículo estacionado em quadra da Asa Sul. “Com o emprego de técnica criminosa especializada, esse malfeitor consegue rapidamente abrir e acionar a ignição do veículo e, logo em seguida, fugir na condução da caminhonete.”

Comprovada a ação criminosa, os investigadores realizaram apurações durante as 72h subsequentes ao furto. Quando finalizada, localizaram a caminhonete em uma residência situada em um condomínio fechado de Sobradinho, na última terça-feira (12/9).

Quatro criminosos foram presos em flagrante no local quando finalizavam o processo de supressão e remarcação dos sinais identificadores da caminhonete furtada. Um deles confessou a prática do furto qualificado do veículo.

“Ao ser localizada, a caminhonete já estava praticamente toda adulterada, ou seja, tinha todos os sinais identificadores estavam alterados, como as duas placas e chassi. A numeração do chassi, inclusive, estava vinculada a outra caminhonete original, cujo proprietário reside em Águas Claras.  Desse modo, foi possível confirmar o grau de especialidade desse grupo criminoso”, ressalta o delegado da DRFV I.

Além do veículo, foram encontrados e apreendidos diversas ferramentas e vários instrumentos utilizados na adulteração de sinais identificadores de veículos automotores.

Os indivíduos presos já foram alvo de operações anteriores realizadas pela Corpatri. Foram todos conduzidos à sede da Especializada e submetidos aos procedimentos legais.

Eles irão responder pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado e adulteração de sinais identificadores de veículo automotor. Em caso de condenação pelos delitos realizados, o somatório das penas pode ultrapassar os 15 anos de prisão.

As investigações continuam

“A continuidade das investigações visa aferir a existência de outros membros da associação, como, por exemplo, os responsáveis por promover as interações financeiras do grupo e os destinatários finais dos veículos subtraídos”, finaliza Konrad Munis.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?