PCDF prende grupo criminoso especializado em furto de caminhonetes
No total, são cumpridos 12 mandados de prisão, além de 14 de busca e apreensão
atualizado
Compartilhar notícia
Na manhã desta quarta-feira (2/12), policiais civis deflagraram a Operação Via Jóquei. A ação tem como objetivo desarticular associação criminosa especializada em furto e receptação de caminhonetes. A investigação é conduzida pela Coordenação de Repressão a Crimes Patrimoniais (Corpatri).
No total, são cumpridos 12 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão na Estrutural, no Recanto das Emas, em Taguatinga, no Incra 9 e em Ceilândia.
Todos os presos têm antecedentes criminais, inclusive por furto de veículo e associação criminosa. Agora, vão responder por furto qualificado, associação criminosa, adulteração de sinais identificadores e receptação, podendo pegar penas que ultrapassam 20 anos de reclusão.
Investigação
O grupo é investigado pela prática de diversos furtos de caminhonetes no Distrito Federal. Segundo a apuração, os bandidos atuavam nessa modalidade criminosa há mais de um ano. Os furtos ocorriam nas áreas de Taguatinga, Vicente Pires e Sobradinho, havendo preferência por caminhonetes mais antigas devido às fragilidades encontradas para a subtração.
Veja imagens da operação:
Durante as investigações, que duraram quatro meses, foram elucidados 13 crimes de furto, todos eles atribuídos aos acusados, tendo sido recuperadas sete caminhonetes, inclusive em um desmanche na cidade de Padre Bernardo (GO).
Segundo a PCDF, foi constatado que os veículos eram receptados por três indivíduos, por meio de encomendas. As caminhonetes tinham as peças retiradas e vendidas em lojas do Setor H Norte. Os criminosos também adulteravam os sinais identificadores dos veículos para posterior revenda em outras unidades da Federação.
A Polícia Civil do Distrito Federal agora vai promover análise de todo o material apreendido a fim de verificar o envolvimento do grupo em outros crimes de furto de veículo.
O nome da operação policial remonta a uma via do Distrito Federal utilizada pelos criminosos durante a subtração dos veículos.