metropoles.com

PCDF prende grileiros que invadiam área no Parque Nacional de Brasília

De acordo com a Dema, os suspeitos estimulavam manifestações contra derrubadas e chegavam a extorquir invasores, com cobrança de taxas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
local onde corpo do menino mauricio costa souza foi encontrado
1 de 1 local onde corpo do menino mauricio costa souza foi encontrado - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Uma operação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e à Ordem Urbanística (Dema), da Polícia Civil do DF, mira um grupo criminoso responsável pelo parcelamento irregular de uma área de proteção ambiental localizada no Parque Nacional de Brasília, próxima à Cidade Estrutural. Na manhã desta quinta-feira (27/06/2019), foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva – as ordens foram expedidas pela 8ª Vara Criminal do Plano Piloto.

De acordo com os investigadores, o grupo tinha a intenção de expandir a invasão conhecida como Setor de Chácaras Santa Luzia, na Estrutural, e avançava sobre a Floresta Nacional de Brasília, onde está situada a Água Mineral.

A polícia identificou cinco integrantes da organização. Dois deles são apontados como chefes do bando. Eles seriam os responsáveis pela venda de lotes no local, pelas ligações irregulares de energia elétrica e de água, bem como a prática de extorsões dos demais invasores, que eram coagidos ao pagamento de taxas às lideranças para ali permanecerem.

A Dema aponta que o grupo criminoso foi responsável por promover manifestações contra as inúmeras derrubadas na área, tendo estimulado o fechamento do trânsito na Via Estrutural em março deste ano, com a construção de barricadas e queima de pneus.

Além disso, os acusados insuflavam os invasores a reerguerem os barracos após as ações de derrubadas, incentivando a permanência no local, para que assim pudessem dar continuidade às práticas criminosas em benefício próprio, o que acabava agravando ainda mais os problemas ambientais decorrentes de tal situação.

As diligências da Dema contaram com o apoio de informações repassadas pela 8ª Delegacia de Polícia (SIA), onde foram registradas diversas ocorrências relacionadas à invasão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?