PCDF prende golpista que usava a Justiça para cobrar falsas dívidas
Autor usava contas de e-mails e outros documentos com aparência oficial para realizar cobranças de dívidas inexistentes com prefeituras
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), cumpriu mandados de busca e apreensão em Campinas (SP). Os mandados judiciais são fruto de investigação direcionada a crimes cometidos em ambiente virtual, nos quais o autor se passava por representante de órgãos vinculados ao Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) e a outros tribunais da Federação.
Ele usava contas de e-mails e outros documentos com aparência oficial para realizar cobranças de dívidas inexistentes com prefeituras de várias unidades da Federação. As vítimas eram induzidas a realizar o pagamento sob ameaça de terem as contas bloqueadas.
“Os mandados de busca e apreensão foram expedidos como decorrência de investigação cibernética para apuração de possíveis crimes de estelionato e falsa identidade”, afirmou a delegada Regilene Siqueira Rozal.
Durante a diligência, realizada na residência do autor, os policiais localizaram aparelhos eletrônicos (celular e notebook) usados para a prática do crime, documentos e anotações diversas, dinheiro e dezenas de cartões bancários.