PCDF prende casal dono de ferros-velhos por furto de energia elétrica
Casal foi preso na última terça-feira (10/9) pela PCDF. Operação também apreendeu segmentos de fios de cobre e de fibra ótica
atualizado
Compartilhar notícia
Um casal envolvido em um esquema de furto de energia foi preso em flagrante na última terça-feira (10/9) pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
A prisão foi cumprida por meio da Operação Cyprus, deflagrada pela 8ª Delegacia de Polícia (Estrutural) em parceria com a Neoenergia e a Administração Regional da Estrutural.
O homem, de 39 anos, e a mulher, de 50, são responsáveis por dois estabelecimentos comerciais no Setor de Inflamáveis, onde ocorria o desvio de energia e a receptação de cabos de cobre e fibra ótica, subtraídos de empresas de telecomunicação e da concessionária de energia. Os nomes dos comércios não foram informados.
As investigações policiais apontam que os locais funcionavam como ferros-velhos e abrigavam ligações clandestinas de energia — o que coloca a vida da população em risco e gera prejuízos para a comunidade, já que o valor referente ao consumo não registrado é repassado para os demais usuários.
A energia furtada alimentava os estabelecimentos de propriedade do casal. Um dos presos possui um supermercado, que também utilizava a carga energética desviada. No local, vários eletrodomésticos funcionavam de forma irregular.
Além das prisões, a operação também apreendeu diversos segmentos de fios de cobre e de fibra ótica. Também foi identificada a precariedade das instalações elétricas, que aumentavam o risco de incêndios e choques elétricos.