metropoles.com

PCDF investiga fraude contra banco que gerou prejuízo de R$ 3 milhões

Investigação da PCDF mostra que envolvidos na fraude trocavam a linhas de celulares dos clientes de banco para utilizar contas bancárias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCDF/Divulgação
Polícia Civil prende quadrilha que aplicava o "Golpe do Pix" no DF
1 de 1 Polícia Civil prende quadrilha que aplicava o "Golpe do Pix" no DF - Foto: PCDF/Divulgação

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta terça-feira (2/7), a Operação SimCard e cumpriu cinco mandados de busca para investigar um esquema de fraude contra um banco público doDF, estimado em R$ 3 milhões. Os crimes são apurados pela Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, a Propriedade Material e a Fraudes (Corf) há seis meses. Os investigadores apreenderam documentos e aparelhos celulares durante as diligências.

As investigações mostram que os envolvidos no esquema fraudulento trocavam a titularidade de linhas de celulares vinculadas a clientes de uma operadora. Posteriormente, os criminosos trocavam o chip, que tem um número diferente do verdadeiro titular da conta, com a finalidade de baixar o aplicativo do banco para acessar os cartões virtuais dos clientes para efetuar diversas compras.

De acordo com o diretor-adjunto da Divisão de Proteção ao Consumidor (DPCon), delegado Henry Galdino Mundim, o cliente somente percebia o golpe quando não conseguia mais acessar a linha telefônica, os aplicativos e serviços instalados e disponíveis no aparelho celular. “A Corf prossegue com as investigações no sentido de verificar se há participação de colaboradores da respectiva operadora de telefonia móvel”, destaca.

A PCDF alerta a população que, em caso de constatar interrupção repentina da comunicação telefônica ou acesso a aplicativos bancários instalados no dispositivo móvel, por exemplo, é necessário comunicar à operadora de telefonia e agência bancária. Caso haja suspeita de fraude, a vítima deve registrar ocorrência policial na delegacia mais próxima ou na Delegacia Eletrônica, por meio do site da Polícia Civil do DF.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?