metropoles.com

PCDF investiga estelionatário que se passou por Ibaneis para aplicar golpe

Delegado-geral da corporação afirmou que investigações estão avançadas e em breve o criminoso que se passou pelo governador será localizado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jaqueline Lisboa/Metrópoles
Ibaneis Rocha na Lide
1 de 1 Ibaneis Rocha na Lide - Foto: Jaqueline Lisboa/Metrópoles

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) instaurou um inquérito para apurar a ação de um estelionatário que se passou pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) com a intenção de aplicar golpes. O caso é investigado pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).

Segundo a reportagem apurou, o criminoso pegou uma foto do governador na internet, usou um número de telefone com prefixo 061, do Distrito Federal, e teve acesso aos contatos pessoais do chefe do Executivo local.

Com os números em mãos, passou a enviar mensagens fingindo ser Ibaneis Rocha e pedindo para que fossem efetuados depósitos em uma conta bancária. Familiares do governador chegaram a receber o pedido.

O delegado-geral da PCDF, Robson Cândido, alerta para os cuidados que devem ser tomados e afirma que o caso será elucidado em breve com a identificação do criminoso. “As investigações já estão avançadas. Em breve, chegaremos ao autor. É importante lembrar que, nesses casos, não é recomendável que as pessoas efetuem o depósito sem antes ligarem e conversarem, de fato, com o verdadeiro contato”, alertou.

Em geral, esse tipo de golpe é aplicado por detentos que cumprem pena em prédios, sobretudo de Goiás. Os estelionatários têm como alvos principais médicos e advogados.

Outros casos

Durante 2020, muitos parlamentares foram vítimas de golpes semelhantes ao aplicado contra o governador do Distrito Federal. Entre eles os deputados federais Israel Batista (Partido Verde), Carla Zambelli (PSL-SP), Luisa Canziani (PTB-PR) e Filipe Barros (PSL-PR).

Esse tipo de crime segue crescendo na capital federal. Em média, foram três ocorrências registradas, por dia, no ano passado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?