metropoles.com

PCDF indicia extremistas que ameaçaram juízes e envia inquérito à Justiça

Segundo documento, relatos e provas recolhidas indicam crime contra segurança nacional. Agora, MPF pode oferecer denúncia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) relatou à Justiça Federal o inquérito policial que trata dos casos de ameaças a autoridades, como juízes e até o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Agora, o Ministério Público Federal (MPF) vai avaliar as provas e pode oferecer a denúncia por crime contra segurança nacional. Se a Justiça Federal aceitar, Célio Evangelista Ferreira do Nascimento, 79 anos, e Rodrigo Ferreira, 40, presos na Operação Pátria Amada, em 21 de maio, se tornam réus.

Assinado pelo delegado Dário Taciano de Freitas Júnior, da DRCC, o relatório traz os testemunhos de Célio e Rodrigo. E pede o indiciamento dos dois pelo artigo 17 da Lei de Segurança Nacional, por tentar “mudar, com emprego de violência ou grave ameaça, a ordem, o regime vigente ou o Estado de Direito”.

6 imagens
Ameaças feitas a autoridades
Pen-drive foi apreendido pela PCDF
Suspeitos gravavam vídeos no YouTube
Operação PCDF
Dois homens foram presos suspeitos de ameaçar juízes de morte
1 de 6

Célio Evangelista e Rodrigo foram presos em operação da PCDF e do MPDFT

Reprodução
2 de 6

Ameaças feitas a autoridades

3 de 6

Pen-drive foi apreendido pela PCDF

Material cedido ao Metrópoles
4 de 6

Suspeitos gravavam vídeos no YouTube

Material cedido ao Metrópoles
5 de 6

Operação PCDF

PCDF/Divulgação
6 de 6

Dois homens foram presos suspeitos de ameaçar juízes de morte

Material cedido ao Metrópoles

Testemunhos e provas

No depoimento, Célio afirma que escreveu, “praticamente sozinho, a atual Constituição Federal de 1988” e que desde 29 de dezembro de 2017 “foi instituído Presidente Constituinte do Brasil, sendo também o comandante supremo e autoridade suprema das Forças Armadas do Brasil”.

Ele e Rodrigo denunciaram que o sistema eleitoral brasileiro é fraudado, assim como acreditam que a pandemia do coronavírus não existe. “Nesse sentido, diz que não existe o vírus Covid-19 e qualquer ação ou tema relacionado à doença é uma fraude”, diz o inquérito.

“No bojo da investigação foi possível perceber que o movimento em questão visa a alteração do regime por meios violentos, uma vez que, ao clama pela ação da população para que “MATEM TODOS.MATEM JUÍZES, MATEM PROMOTORES, MATEM DEPUTADOS, PREFEITOS, VEREADORES, PARENTES, FILHOS, NETOS E AMIGOS. BASE LEGAL PARA A SENTENÇA DE MORTE”. Desta feita, resta evidente e escancarada a ação por meio da força e não de forma democrática e participativa”, continua o relatório.

Os investigadores também encontraram revistas e panfletos em que Célio e Rodrigo “determinam à população que MATE Jair Messias Bolsonaro, o Procurador-Geral da República, o Advogado Geral da União, governadores, prefeitos, dentre diversas outras autoridades. Fato este extremamente preocupantemente e que chocou a Capital Federal, demandando ação rápida pela polícia judiciária”, diz o documento.

“Como se vê, a materialidade do delito de tentativa mudar, com emprego de violência ou grave ameaça, a ordem, o regime vigente ou o Estado de Direito, está amparada em provas suficientes. Com relação à autoria, esta resta devidamente demonstrada, conforme todo o aqui apurado, em especial nos depoimentos colhidos e no relato das ações com motivação política, colhidos perante a Autoridade Policial”, relata o delegado.

Vídeos e ameças

Célio gravou um vídeo intitulado de “Morte aos demônios”. Nele, ameaça assassinar autoridades, entre elas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF). Nascimento foi preso no dia 21 de maio no residencial de luxo Lake Side, localizado às margens do Lago Paranoá, em operação conjunta da Polícia Civil e do Ministério Público do DF.

Nascimento e Rodrigo Ferreira, 40, que também foi detido, são acusados de fazer ameaças de morte a juízes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). As mensagens encaminhadas por e-mail foram reveladas pela coluna Grande Angular, no dia 20 de maio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?