PCDF: grupo é preso com 2,5 mil litros de combustíveis desviados
Segundo a corporação, produto era retirado de caminhões-tanque sem o conhecimento dos donos de postos e revendido
atualizado
Compartilhar notícia
Uma organização criminosa especializada em desvio e comercialização de combustíveis desviados de postos no DF foi desarticulada pela Polícia Civil nesta quarta-feira (18/12/2019). Batizada de S10, a operação da Coordenação de Repressão a Crimes Patrimoniais (Corpatri) resultou na prisão de sete suspeitos, todos motoristas de caminhões-tanque e receptadores que revendiam o produto. Durante o cumprimento dos mandados de busca, os policiais apreenderam 2,5 mil litros de combustíveis estocados.
De acordo com as investigações, o modus operandi do grupo é semelhante ao da quadrilha desmantelada na Operação Dianomea, que desmantelou esquema de furto de combustíveis no DF também pela Corpatri: os combustíveis eram desviados pelos próprios motoristas dos caminhões-tanque, em galões, e repassados aos receptadores. Com o produto em mãos, eles concluíam a transação de venda com os clientes finais.
Segundo os investigadores da Corpatri, alguns postos de combustíveis nem sequer sabiam que estavam sendo furtados. Ainda não há estimativa dos prejuízos sofridos pelos empresários do ramo. Contudo, o lucro era certo, de acordo com a PCDF. Um galão de 20 litros de óleo diesel era comprado por R$ 40 e revendido por R$ 60 em poucas horas.
As apurações apontam que o grupo atua há anos. Com o lucro, o dinheiro era novamente inserido na atividade, gerando um processo cíclico de criminalidade. A PCDF acredita que esse grupo criminoso seria o segundo maior no Distrito Federal nesse tipo de criminalidade.