PCDF faz mutirão para emissão de carteiras de identidade neste sábado
Mutirão ocorrerá por ordem de chegada, das 8h às 14h. Todos os Postos de Identificação Biométrica do Distrito Federal atenderão o público
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio do Instituto de Identificação (II), promoverá neste sábado (13/1) o primeiro mutirão do ano para emissão de documento de identidade.
O atendimento presencial ocorrerá por ordem de chegada, das 8h às 14h. Não será necessário agendar, pois senhas serão distribuídas de acordo com a capacidade operacional da delegacia, com respeito ao público de prioridade legal.
Todos os nove Postos de Identificação Biométrica (PIBs) do Distrito Federal farão parte do mutirão.
Confira:
- Asa Sul (1ª DP)
- Cruzeiro (3ª DP)
- Guará (4ª DP)
- Planaltina (16ª DP)
- Samambaia (32ª DP)
- Santa Maria (33ª DP)
- Paranoá (6ª DP)
- São Sebastião (30ª DP)
- Recanto das Emas (27ª DP)
Os interessados deverão estar com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em situação regular, além de certidão de nascimento ou casamento atualizada – original e em versão física ou digital ou cópia autenticada em cartório.
A PCDF orienta que o cidadão se certifique de que os dados da certidão coincidam com os seguintes registros junto à Receita Federal: nome; nome da mãe; e data de nascimento.
Nova identidade
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser emitida no Distrito Federal em novembro de 2023. Agora, o documento tem padrão em todo o país e adota o CPF como número de registro geral para todas as unidades da Federação.
No entanto, a a população não precisa emitir com urgência a nova identidade, pois o Registro Geral (RG) tradicional permanece válido até 2032.
Com o modelo que deixará de ser usado, cada brasileiro poderia ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da Federação. Com a CIN, terá apenas um, válido em todo o território nacional.
A primeira via da carteira é gratuita. De quem precisar emitir uma segunda via no DF, será cobrada taxa de R$ 42.