PCDF deflagra operação para apurar maus-tratos contra animais
O objetivo era apurar 22 denúncias de maus-tratos de animais domésticos. No total, os casos envolvem quase 40 cachorros
atualizado
Compartilhar notícia
Nessa quarta-feira (20/1), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da 4ª Delegacia de Polícia (Guará), deflagrou a Operação Resgate Amigo 2, com o objetivo de apurar 22 denúncias de maus-tratos de animais domésticos. No total, os casos envolvem quase 40 cachorros.
As equipes se dirigiram aos endereços mencionados nas denúncias anônimas. Uma casa, por exemplo, tinha cerca de 12 cães, mas não ficou constatado, até então, nenhum indício de maus-tratos.
Segundo a PCDF, todos aparentavam estar bem cuidados e saudáveis. Mesmo assim, nas residências em que foram encontrados muitos animais, ou que as condições de salubridade não estavam adequadas, os proprietários foram orientados sobre a necessidade de ajuste nos habitats dos bichos e no trato com a higiene.
Também houve a orientação por parte dos policiais que o elevado numero de bichos em alguns lotes poderia ensejar algum questionamento, na esfera cível, pelos vizinhos.
Além disso, algumas denúncias informavam sobre uma possível perturbação do sossego alheio. As apurações seguem no sentido de ouvir eventuais vítimas para constatar se a situação de perturbação realmente existe. Até o momento, no entanto, os crimes não foram presenciados pelas equipes no momento da operação.
A ação contou com um efetivo de 10 policiais civis, que tiveram o apoio da Zoonoses e das ONGs; do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e do Projeto Adoção São Francisco, que ficaram de prontidão para eventual remoção e pronto atendimento aos animais, caso fosse necessário.