metropoles.com

PCDF deflagra operação contra blog que faz ataques a políticos

O endereço na web está em nome de um preso do sistema penitenciário. Mandados são cumpridos na capital federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCDF
Operação Strike 2, da PCDF
1 de 1 Operação Strike 2, da PCDF - Foto: PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Abscôndito nas primeiras horas desta sexta-feira (11/9). Os policiais cumprem três mandados de busca e apreensão em endereços ligados a um blog de notícias chamado “De Olho no Poder”. A página faz diversas publicações com ataques pessoais e políticos. Os investigadores descobriram que o endereço na web está em nome de um preso do sistema penitenciário.

A investigação é conduzida pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). Segundo os investigadores, a partir de junho deste ano, a delegacia passou a receber diversas ocorrências relacionadas a crimes contra honra cometidos por meio do site.

Quatro pessoas diretamente ligadas à atividade política no Distrito Federal e duas com atuação em escalão superior na administração direta e indireta formalizaram a denúncia. Um dos alvos de busca é o jornalista Darione de Melo Silva, mais conhecido como Donny Silva.

De acordo com informações apuradas pelo Metrópoles, a casa do blogueiro, localizada no Lago Sul, e um escritório em Taguatinga foram alvos dos mandados. Os policiais recolheram equipamentos eletrônicos, como computadores.

6 imagens
Algumas reportagens eram assinadas por um suposto jornalista investigativo
PCDF
Delegacia recebeu denúncias
1 de 6

Página está em nome de um interno do sistema penitenciário

Reprodução
2 de 6

3 de 6

Algumas reportagens eram assinadas por um suposto jornalista investigativo

Reprodução
4 de 6

PCDF

PCDF
5 de 6

Delegacia recebeu denúncias

Reprodução
6 de 6

Durante pesquisa realizada junto às matérias publicadas no site, os policiais verificaram que a grande maioria dos artigos não indica o responsável pelo respectivo texto, sendo que somente em três publicações a matéria foi creditada a um suposto jornalista investigativo de nome Rafael Guimarães.

A ocultação da pessoa responsável pela elaboração dos artigos impediu as vítimas de promoverem ações cíveis e penais em relação aos respectivos crimes contra honra.

Com o avanço da investigação, constatou-se que o site está registrado em nome de um homem que atualmente cumpre pena, em regime fechado, em um dos estados da Federação pelos crimes de receptação, furto de veículo, roubo a transeunte, tentativa de homicídio, falsa identidade, porte de arma branca, porte de drogas e uso de documento falso.

A investigação, entretanto, demonstrou que o site, apesar de estar em nome de um interno do sistema prisional, seria administrado por pessoas que moram no DF.

A reportagem tentou entrar em contato com o jornalista Donny Silva, mas as ligações não foram atendidas. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?