PCDF apura esquema que usava e-mail falso do TJDFT para aplicar golpes
Estelionatário alvo de manado de busca em Campinas (SP) usava contas bancárias em nomes de laranjas para receber o dinheiro de prefeituras
atualizado
Compartilhar notícia
Investigadores da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) deflagraram operação para desarticular um esquema criminoso que usava e-mails falsos da Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) para aplicar golpes em vários municípios país afora.
Um estelionatário que mora em Campinas, em São Paulo, foi alvo do mandado cumprido pela PCDF, nesta terça-feira (6/7). De acordo com as apurações, o golpista usava endereços eletrônicos falsos e documentos igualmente frios para cobrar supostas dívidas tributárias contraídas por prefeituras em vários estados.
Quando os policiais chegaram à residência do suspeito, ele usava o computador para aplicar novos golpes. “As prefeituras eram induzidas a realizarem o pagamento sob a ameaça de terem as contas bloqueadas”, explicou a delegada Regilene Siqueira Rozal. A DRCC ainda irá apurar o tamanho do rombo provocado.
Durante a diligência, realizada na residência do autor, foram localizados aparelhos eletrônicos (celular e notebook) usados para a prática do crime, documentos e anotações diversas, valores em espécie e dezenas de cartões bancários, confirmando a prática dos golpes. “O suspeito usava contas bancárias em nome de laranjas para receber o dinheiro repassado pelas prefeituras que eram enganadas”, ressaltou o delegado-chefe da DRCC, Giancarlos Zuliani.
Durante a operação, a PCDF contou com o apoio da Divisão de Investigações Criminais de Campinas (DEIC) e do Grupo de Operações Especiais (GOE).