metropoles.com

Pastor bolsonarista elogia Lula em vídeo e deixa deputado incomodado

Vídeo foi apresentado durante a sessão Plenária da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) dessa quarta-feira (16/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida do frame de um vídeo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do frame de um vídeo - Metrópoles - Foto: Reprodução

Durante a sessão Plenária da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), dessa quarta-feira (16/10), um vídeo do pastor e deputado federal bolsonarista Otoni de Paula (MDB-RJ) elogiando o presidente Lula gerou incômodo.

O pronunciamento foi apresentado pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT) nos telões da Casa, o que desagradou o também distrital Pastor Daniel de Castro (Progressistas). O parlamentar revelou que Otoni de Paula é pastor de sua igreja e acrescentou ter ficado “admirado” com a declaração.

O discurso de Otoni de Paula ocorreu na terça-feira (15/10), durante a sanção de Lula a um projeto que cria o Dia Nacional da Música Gospel, a ser comemorado, anualmente, no dia 9 de junho, em todo o território nacional.

Na gravação, Otoni de Paula aparece dizendo que “Deus usou Lula” para sancionar algumas leis favoráveis aos evangélicos e que os fiéis dessas igrejas talvez “estejam entre os brasileiros mais contemplados pelos programas sociais do governo Lula”.

“O senhor sancionou a Lei da Liberdade Religiosa no Brasil. Naquela ocasião, vossa excelência disse: ‘É livre o direito de criar uma igreja e praticar uma religião’. Quis Deus que fosse pelas mãos daquele que foi acusado de que fecharia as igrejas. Agora, é no seu governo, presidente Lula, que o projeto que cria o Dia Nacional da Música Gospel foi sancionado”, declarou o emedebista.

Veja:

Aproveitando da declaração do deputado federal, Chico afirmou: “Para aqueles que atacaram e têm atacado aqui nesta tribuna o presidente Lula, especialmente evangélicos que vêm aqui e atacam Lula, eu resolvi hoje fazer um pronunciamento e mostrar um vídeo [que demonstra] o respeito que o Lula tem pelas regiões”, disse Chico.

Sem que fosse citado na fala de Chico Vigilante, o Pastor Daniel de Castro se mostrou incomodado e disse que Otoni de Paula já “bateu muito” no presidente Lula.

“Esse deputado chama-se deputado federal Otoni de Paula (MDB), pastor da minha igreja, no Rio de Janeiro. Diga-se de passagem, um grande deputado, inclusive, aguerrido, que combateu muito a esquerda. [Otoni] bateu muito no presidente Lula mesmo. [É] Bolsonarista. Mas ele representa a voz de mais de 58 milhões de brasileiros que votaram no ex-presidente. E eu quero dizer aqui ao deputado Chico Vigilante, que Bolsonaro fez muito pelo nosso segmento. Sustentou valores e princípios que para nós é muito caro”, disse Daniel de Castro.

“Mas eu me admiro com a fala do deputado. Obviamente, hoje é o dia que ele está sofrendo muito, porque a base bolsonarista não concordou com esse gesto dele. Ele [Otoni] foi encaminhado àquela reunião, deputado Chico, pelo presidente da base parlamentar evangélica, o deputado Silas Câmara (Republicanos-AM)”, pontuou o distrital.

Chico Vigilante, por sua vez, disse que o exército de Bolsonaro está desertando: “Eu não sabia que o deputado Otoni de Paula era da igreja do pastor Daniel, mas se são 58 milhões, é bom porque já tem um bocado de desertor do exército, que já estão vindo para o lado certo, para o lado do amor, efetivamente. Para o lado daquele que mais fez pelos evangélicos no Brasil”.

Finalizando a discussão, Daniel de Castro lembrou que Bolsonaro é o presidente da direita e aproveitou para atacar o processo que determinou a inexigibilidade do ex-presidente.

“Só dizer o seguinte: você enaltecer os feitos de alguém, não significa que está indo para o lado dele, não. Não é verdade, pelo contrário. Nosso presidente se chama Jair Messias Bolsonaro. Estamos orando por ele também e ele vai se tornar elegível, porque a inexigibilidade dele é o maior crime que essa nação já perpetuou”, desabafou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?