metropoles.com

Passe Livre Estudantil: saiba como cadastrar e validar seu cartão

Apenas os alunos que mudaram de centro de ensino precisam fazer a atualização no cadastro do Passe Livre no aplicativo do BRB Mobilidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Agência Brasília
Passe Livre Estudantil
1 de 1 Passe Livre Estudantil - Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Com o retorno das aulas presenciais, os estudantes podem voltar a utilizar o benefício do Passe Livre Estudantil para usar o transporte público de forma gratuita. Para isso, é necessário que os alunos validem o cartão nos ônibus.

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), o estudante precisa aproximar o cartão do validador duas vezes: na primeira vez, as informações serão atualizadas; e, na segunda, será liberada a catraca.

Para os casos em que o cartão foi extraviado ou danificado, é preciso solicitar o bloqueio. Basta ligar para a Central de Atendimento (61) 3120-9500, ou acessar o site nesse link, ou comparecer a um dos postos de atendimento do BRB Mobilidade.

2 imagens
É preciso passar o cartão duas vezes para ele validar
1 de 2

Apenas alunos que mudaram de instituição precisarão fazer novo cadastro

Dênio Simões/Agência Brasília
2 de 2

É preciso passar o cartão duas vezes para ele validar

Andre Borges/Agência Brasília

Feito o bloqueio, é preciso fazer o pagamento da taxa da 2ª via, no valor de R$ 5,40, com o CPF do aluno identificado. O pagamento pode ser realizado em qualquer agência ou loja de conveniência do BRB. O próximo passo é solicitar a 2ª via do cartão por meio do aplicativo do BRB Mobilidade ou no site, na aba 2ª via. A retirada do novo cartão deve ser feita em um dos postos de atendimento.

Cadastro

Apenas os estudantes que mudaram de centro de ensino precisam fazer a atualização no cadastro do Passe Livre Estudantil. Para isso, é necessário entrar no aplicativo do BRB Mobilidade ou da plataforma e anexar uma nova declaração de escolaridade atualizada, com emissão de até 30 dias.

Quem mudou de endereço é preciso anexar um comprovante de endereço do DF atualizado, com emissão de até 90 dias. E, se o estudante precisar mais do que 54 acessos por mês, é possível solicitar na mesma plataforma.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?