Parque da Cidade terá segunda horta comunitária. Saiba como funcionará
Alimentos colhidos na nova horta serão divididos entre frequentadores do parque e 6 instituições sociais selecionadas pelo Executivo local
atualizado
Compartilhar notícia
Uma segunda horta comunitária ficará à disposição do público no Parque da Cidade. O espaço ficará no Estacionamento 10, entre o lago e a pista de cooper, e terá 16 canteiros, cada um com 6m de comprimento. O processo de aração do solo está em fase final e, na próxima semana, começa o plantio de hortaliças.
A primeira horta surgiu em julho, no Estacionamento 13. O administrador do Parque da Cidade, Carlos Bougleux, explicou que o projeto-piloto surgiu para ocupar áreas vazias com potencial de uso da comunidade e, devido ao sucesso da iniciativa, deu continuidade a ela.
“Recebemos muitos elogios e respostas positivas das pessoas sobre a primeira horta, então decidimos criar a segunda. Nosso objetivo é que todos os frequentadores do parque tenham oportunidade de criar um laço com o espaço público”, afirmou.
Distrito Federal tem mais de 120 hortas comunitárias. Veja onde estão
A primeira horta do parque rendeu duas colheitas até o momento, em setembro e outubro. Alimentos como rúcula, chicória, couve, espinafre, alface crespa, lisa e roxa, coentro, cebolinha, agrião, espinafre, salsa, coentro, hortelã e cheiro-verde foram dispostos em uma mesa para que a comunidade se servisse à vontade.
As próximas colheitas serão divididas entre os frequentadores do parque e seis instituições beneficentes, selecionadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Um terço dos alimentos será entregue aos cidadãos, e o restante, às entidades.
Participação popular
As sementes das duas hortas são doadas pela comunidade e levadas a um viveiro parceiro, que produz as mudas. “Recebemos prontinhas, gratuitamente. Depois, fazemos o plantio e a colheita, com ajuda das pessoas”, detalhou o assessor técnico da administração do parque, Hermes Mariano.
Para participar dos processos de cuidados com a horta, como rega, plantio e colheita, basta entrar em contato com a Administração do Parque da Cidade, presencialmente ou pelas mídias sociais.
Os interessados dividirão as tarefas com os funcionários do órgão e cinco reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).
Com informações da Agência Brasília