metropoles.com

Parque da Cidade é o local onde pessoas menos usam máscaras no DF, diz MP

Vistoria do MPDFT mostra o desrespeito à obrigatoriedade de EPIs em centros comerciais e em parques. Casos de Covid-19 crescem na capital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Pessoas praticam atividade física no Parque da Cidade após fechamento de academias
1 de 1 Pessoas praticam atividade física no Parque da Cidade após fechamento de academias - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Com 754 mortos e 65.677 infectados pelo novo coronavírus, os moradores de Brasília parecem ter perdido o medo da pandemia e deixaram de usar o Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para se protegerem contra a Covid-19. Inspeção realizada por força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) mostra que o uso de máscaras e o distanciamento social não têm sido cumpridos nos estabelecimentos comerciais e parques públicos da capital. Frequentadores do Parque da Cidade Sarah Kubitscheck são os que menos obedecem a medidas de segurança

A inspeção, realizada em junho, em shoppings, centros comerciais e em parques, mostrou o desrespeito às medidas obrigatórias e solicitou medidas mais rigorosas para a solução de problemas recorrentes como o mau uso das máscaras de proteção e o desrespeito ao distanciamento social.

O MPDFT oficiou, nesta quinta-feira (9/7), a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal) e do Esporte e Lazer, as administrações regionais de Taguatinga, do Guará, do Plano Piloto e os shoppings JK e Parkshopping. Todos têm cinco dias para informar as providências adotadas.

4 imagens
Os EPIs protegem as pessoas contra a infecção do novo coronavírus
Uso de máscara incorreto é constatado em centros comerciais
Vistoria do MPDFT mostra aglomeração em lojas de shoppings
1 de 4

Os bonés e viseira são fortes aliados contra as marcas de sol no rosto

MPDFT/Inspeção
2 de 4

Os EPIs protegem as pessoas contra a infecção do novo coronavírus

MPDFT/Inspeção
3 de 4

Uso de máscara incorreto é constatado em centros comerciais

MPDFT/Inspeção
4 de 4

Vistoria do MPDFT mostra aglomeração em lojas de shoppings

MPDFT/Inspeção
Negligência

Os ofícios com pedido de providências foram encaminhados após fiscalização nos shoppings JK, ParkShopping e no centro comercial Taguacenter, além dos parques Ezequias Heringer, no Guará; Olhos D’água, na asa Norte e Sarah Kubitschek, no Plano Piloto.

Em centro comerciais e parques, os peritos do MPDFT observaram grande número de frequentadores que negligenciam a obrigatoriedade do uso das máscaras e o distanciamento social.

A força-tarefa pede que o DF Legal faça a autuação dos estabelecimentos comerciais que não seguirem as determinações impostas pelo Decreto 40.817, que definiu as regras sanitárias para a liberação do funcionamento nesses locais.

Em caso de descumprimento, ficam sujeitos à suspensão do alvará de funcionamento durante o estado de calamidade pública e a possibilidade de interdição total ou parcial, além de outras medidas a depender das infrações verificadas.

Clientes e lojistas do centro comercial foram flagrados sem os equipamentos de proteção Individual (EPI) ou utilizando-o da maneira incorreta. Foi verificado que algumas lojas não estão obedecendo a restrição de pessoas e permitiam grande concentração de clientes, sem respeito às medidas de segurança individuais e coletivas.

“É preocupante a baixa adesão da sociedade brasiliense às medidas de proteção contra o novo coronavírus. Estamos no pico da pandemia, devemos fazer de tudo para que o nosso sistema de saúde consiga prestar atendimento à população em todos os níveis, inclusive nas UTIs, para todos aqueles que necessitem. E a disseminação da doença está diretamente associada às medidas de distanciamento social e ao uso dos equipamentos de proteção”, alerta o coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça José Eduardo Sabo.

Levantamento

Na última quarta-feira (8/7), o Metrópoles mostrou em primeira mão que três em cada 10 pessoas não usam máscaras no Distrito Federal – o item de proteção tem por objetivo evitar a disseminação do novo coronavírus. Isso quer dizer que, segundo levantamento da Casa Civil do GDF, 30% dos moradores do DF ignoram o uso do acessório.

Segundo pesquisas, a máscara reduz em até 40% as chances de contaminação.

A reporragem entrou em contato com as assessorias dos locais citados, mas não havia recebido resposta até a última atualização desta reportagem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?