metropoles.com

Para evitar drogas, MPDFT quer brigada canina em unidades socioeducativas

Os cães ajudarão a acabar com a entrada de cigarros, entorpecentes, pendrives, aparelhos celulares e outros objetos proibidos nas unidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Ventura/Agência Brasília
BPCães treinamento
1 de 1 BPCães treinamento - Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) quer a implantação de unidade canina em centros do Sistema Socioeducativo. A Promotoria de Justiça de Execução de Medidas Socioeducativas recomendou, nesta terça-feira (26/1), à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) a implantação de um projeto para coibir a entrada de substâncias entorpecentes nas unidades de semiliberdade e internação.

O órgão deu o prazo de seis meses para a adoção de medidas para a introdução da Unidade Canina ou estabelecimento de parceria entre a Polícia Militar e a Subsecretaria da Criança e do Adolescente para utilização da unidade PBCães.

De acordo com levantamento do MPDFT, mesmo após a instalação de scanners em todas as unidades de internação, verificou-se a entrada de cigarros, entorpecentes, pendrives, aparelhos celulares e outros objetos proibidos nas unidades. Constatou-se ainda, regularmente, um expressivo envolvimento dos adolescentes em ocorrências disciplinares que envolvem a posse desses objetos e o tráfico de drogas.

Segurança eficaz

As unidades de Internação no DF têm, em média, 862 adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas de internação. Portanto, de acordo com a promotoria, para manter o cumprimento das regras internas que viabilizem o cumprimento da medida restritiva de liberdade e o êxito da proposta punitiva e pedagógica é fundamental que exista um sistema eficaz de segurança e de garantia da saúde dos jovens.

O MPDFT acredita que a implantação do projeto vai contribuir para a segurança e integridade física e psíquica dos adolescentes e jovens internos. E ressalta ainda a eficiência das brigadas caninas no trabalho de combate ao narcotráfico, em virtude da mobilidade e agilidade, já que os cães podem farejar drogas e outros objetos e detectar diferentes tipos de odores.

Para os representantes do Ministério Público, a unidade canina também vai ajudar na ressocialização dos internos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?