Para buscas e operações, PCDF vai investir R$ 665 mil em drones
A corporação ofereceu a agentes e delegados capacitação para o uso desses equipamentos em casos especiais
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) vai investir R$ 665 mil na compra de drones e acessórios. A corporação publicou o pregão eletrônico no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) dessa quarta-feira (30/6).
Em agosto no ano passado, a PCDF fez curso para capacitar servidores a usar os equipamentos em operações, especialmente de repressão a sequestros.
Além disso, em julho de 2020, a corporação fez curso específico para técnicos da Defesa Civil, onde foi ensinado mapeamento de áreas vulneráveis e testes de sirenes com esses aparelhos.
O investimento da PCDF aconteceu antes do caso Lázaro Barbosa, 32 anos, que fugiu de policiais do DF e de Goiás por 20 dias no meio da mata. Mas a publicação no DODF ocorreu durante as buscas ao assassino.
Durante a procura ao maníaco, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) auxiliou com drones de última geração usados no reconhecimento do terreno e para ajudar na localização do foragido.
Os equipamentos contavam com câmera térmica, farol de busca, luz beacon (usada para melhor visualização), além de alto-falantes que podem ser usados para alertas.
A compra de drones pela PCDF vai seguir o critério do menor preço e tem data limite de recebimento de propostas em 14 de julho.
Veja: