Para brasilienses, transporte por app é a opção mais segura na pandemia
Pesquisa do Datafolha mostra que 47% dos moradores do DF que não têm carro consideraram o serviço por aplicativo como melhor alternativa
atualizado
Compartilhar notícia
Brasilienses que não têm carro próprio preferiram se locomover no Distrito Federal, durante a pandemia da Covid-19, por meio do serviço de transporte por aplicativo. Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha, encomendada pela Uber, 47% dos moradores do DF sem veículo consideraram esse tipo de viagem como mais segura.
De acordo com o levantamento, o motivo para essa escolha é o baixo grau de aglomeração, mencionado 31% das vezes, e a segurança, citado por 19% dos entrevistados. A facilidade de acesso (16%) e o risco de contaminação (12%) aparecem logo em seguida.
A segunda opção dos brasilienses foi a bicicleta, com 29%, e em terceiro lugar ficou o transporte público, como ônibus e metrô (7%). Motoristas de máscaras e álcool em gel disponível dentro dos carros foram pontos que se destacaram na avaliação das pessoas sem veículo.
Veja detalhes da pesquisa:
Delivery também cresceu
O levantamento também revelou novos hábitos no uso de aplicativos de delivery. De acordo com a pesquisa, cresceu em 14% o número de pessoas no DF que passaram a utilizar os serviços de entrega. Além disso, 71% daqueles que recorrer aos apps revelaram ter aumentado a frequência de pedidos durante a pandemia.
Os motivos que levaram a essa mudança foram o risco de contaminação, com 54%, e a praticidade do serviço, com 51%.