metropoles.com

Papuda tem prevalência de 80% em casos de Covid entre internos

Pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) tenta identificar a dinâmica da transmissão da doença na população privada de liberdade do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presídio da Papuda
1 de 1 Presídio da Papuda - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Complexo Penitenciário da Papuda tem prevalência de 80,7% de casos da Covid-19 entre os presos, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB). Além disso, a prisão registra um surto de gripe, com 1.251 casos positivos da síndrome, desde a última semana de dezembro de 2021.

Papuda tem surto de gripe, com 1.251 casos. Um preso morreu

Em fevereiro, a pesquisa da universidade entrará em nova etapa, quando serão feitos testes no Centro de Detenção Provisória, no complexo da Polícia Civil. A expectativa é realizar entre 640 e 1.280 exames até o fim desta etapa, que deve durar quatro meses.

Um dos objetivos é conhecer a dinâmica da transmissão da doença na população privada de liberdade, que tem características próprias, como explica o coordenador do projeto, Wildo Navegantes.

“A densidade populacional é maior do que a população comum, o que induz menor distanciamento social, e as celas têm umidade mais alta do que outros espaços, o que favorece maior dispersão das gotículas em suspensão. Por vezes, há uma única oferta de ponto de água, o que pode minimizar a lavagem das mãos”, explica Wildo.

3 imagens
Marcola foi transferido de São Paulo para Brasília em 22 de março de 2019
1 de 3

Completo Penitenciário da Papuda

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 3

Marcola foi transferido de São Paulo para Brasília em 22 de março de 2019

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
3 de 3

Gláucio Dettmar/ag.CN
Dose de reforço

Em janeiro, os internos começaram a receber a dose de reforço da Janssen e da Pfizer. No entanto, no último dia 11, as visitas presenciais foram suspensas pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) como medida de prevenção e enfrentamento à Covid-19 e ao vírus da influenza. A suspensão vigorou até essa segunda-feira (31/1).

Segundo dados da Seape, existem 135 custodiados e 71 policiais penais diagnosticados com Covid-19. Atualmente, um reeducando encontra-se hospitalizado em decorrência da Covid-19 e um morreu de influenza A, em dezembro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?