DF: Papuda registra 2ª morte de detento por Covid-19. Prisões têm 998 casos
De acordo com fontes ouvidas pelo Metrópoles, o interno se sentiu mal quando ainda estava na cela
atualizado
Compartilhar notícia
O novo coronavírus matou mais uma pessoa no Complexo Penitenciário da Papuda. Um detento de 40 anos que cumpria pena no Presídio do Distrito Federal II (PDF II) não resistiu à doença e morreu nessa segunda-feira (01/06), no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Com esse caso, sobe para três o total de óbitos resultantes de contaminação pela Covid-19 no sistema carcerário local: foram dois internos e um agente prisional.
De acordo com fontes ouvidas pelo Metrópoles, o detento se sentiu mal quando ainda estava na cela, antes do horário estipulado para o banho de sol. Chegou a ser socorrido por servidores da Gerência de Saúde da unidade prisional e logo depois foi transferido para o Hran, mas não resistiu.
A cela que a vítima dividia com pelo menos outros 12 presos foi interditada e passará por processo de desinfecção. Os detentos que cumpriam pena no local passarão por testes de Covid-19 e serão isolados, caso seja necessário. Os internos que testarem negativo para a doença serão colocados em outras celas.
Aumento de casos
Nessa segunda (01/06), o sistema prisional já contabilizava 998 infectados pelo novo coronavírus, entre policiais penais e detentos. Na sexta-feira (29/05), eram 964 contaminados – houve aumento de 34 casos somente no último fim de semana. Infectologistas e especialistas em direitos humanos alertaram desde o primeiro caso entre detentos e agentes para o risco de “colapso” no Complexo Penitenciário da Papuda.
Em 13 de abril, quando foi divulgado o primeiro boletim de contaminados no sistema, o DF tinha 43 infectados pela Covid-19, sendo 20 agentes penais e 23 reeducandos. Hoje, são 234 agentes e 764 internos com diagnóstico positivo. O aumento no total de infecções de 13 de abril até 1º de junho é de 2.220,93%.
Entre os apenados, 675 se recuperaram, 88 estão doentes e um preso morreu. Até as 17h dessa segunda-feira (01/06), a Secretaria de Segurança Pública registrou 234 agentes penais infectados com a Covid-19. Entre eles, 53 estão com teste positivo para o coronavírus e 181 superaram a doença. O policial penal Francisco Pires perdeu a luta contra o vírus em 17 de maio. Ele ficou internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
Atualmente, em decorrência da Covid-19, um policial penal se encontra internado na rede hospitalar particular do DF com sintomas moderados. Os recuperados já retornaram aos postos de trabalho.