Pais podem consultar Detran antes de contratar transporte escolar
Somente veículos cadastrados no órgão e com vistoria semestral estão autorizados a prestar o serviço
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta época do ano, muitos pais procuram serviços de transporte escolar para levar e buscar os filhos na escola. Segundo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), é importante que as pessoas fiquem atentas às recomendações para garantir um transporte seguro para as crianças.
De acordo com o chefe da Unidade Operacional de Transporte Escolar, Fanstone Matos de Alencar, em primeiro lugar, é necessário verificar se o veículo a ser contratado possui a Autorização de Tráfego emitida pelo órgão com validade de seis meses. Somente veículos cadastrados e vistoriados pelo Detran estão autorizados a fazer o serviço.
Ainda segundo o Detran, outro ponto importante é a verificação da situação do condutor do veículo escolar. Somente motoristas das categorias D ou E podem operar esse tipo de serviço. Além disso, eles são obrigados a fazer o curso específico para dirigir os carros.
O órgão realiza diariamente cerca de 30 vistorias em transporte escolar. A estimativa é de que circulam no DF cerca de 3 mil veículos dessa natureza. Em 2016, foram registradas 174 infrações de motoristas por não portar a autorização para conduzir escolares. (Com informações do Detran-DF)