Pais, alunos e professores vão às urnas para escolher diretores no DF
Neste ano, foram homologadas 4.488 candidaturas ao Conselho Escolar e 797 chapas inscritas para os cargos de diretor e vice-diretor
atualizado
Compartilhar notícia
A comunidade escolar do Distrito Federal foi às urnas nesta quarta-feira (25/10) para escolher os próximos diretores e vice-diretores que comandarão os colégios públicos pelos próximos quatro anos.
No total, 702 unidades de ensino se tornaram pontos de votação das 7h30 às 21h.
Os resultados serão conhecidos em breve, após a apuração dos votos. No entanto, a homologação do resultado final das eleições só ocorrerá em 4 de dezembro.
Carlos Eduardo de Oliveira Guedes, presidente do conselho de eleição local do Centro de Ensino Médio da Asa Norte (Cean) relatou que a polarização política atrapalhou a votação. “Tivemos um problema onde um dos professores candidato expôs seu concorrente divulgando fotos pessoais dele em apoio a um ex-presidente, como forma de se beneficiar do oponente na véspera do pleito.”
A situação foi contornada pela escola e a eleição seguiu de forma normal. O supervisor do Cean, Francisco de Souza Lima, informou que mais de 300 pessoas votaram no período da manhã e mais 280, à tarde.
Veja:
As votações nas escolas do Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire e no CEM Integrado do Cruzeiro foram marcadas por bastante tranquilidade e respeito entre as diferentes de opiniões. Não ocorreram problemas e a organização foi um ponto de destaque das unidades de ensino.
Neste ano, a votação foi realizada com urnas de lona, emprestadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), que também disponibilizou cabines de votação.
A presidente da comissão eleitoral e professora de informática do CEM Paulo Freire, Simone Souza Nascimento, destacou a adesão dos alunos à ideia de construírem um futuro melhor para a instituição. “Superou nossas expectativas. Praticamente todos os alunos tiveram interesse em participar da votação. É de extrema importância que eles criem essa maturidade desde cedo para escolherem o melhor. Não tivemos nenhuma intercorrência”, disse.
No CEMI do Cruzeiro, Adir Mendes Fernandes, coordenador disciplinar, destacou a alta demanda de alunos e familiares pela manhã e mostrou os números das pessoas que participaram da votação na unidade até o momento da entrevista feita, no período da tarde. “Na nossa unidade temos 357 alunos e 173 votaram, 20 pais participaram e 37 professores e funcionários também fizeram sua parte”.