Pacientes pós-Covid contam com 4 ambulatórios de reabilitação no DF
Reabilitação pulmonar com fisioterapeutas é oferecida para melhorar função respiratória e motora
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal está oferecendo reabilitação para pacientes com sequelas pós-Covid-19. A pasta estruturou serviços específicos para o tratamento pulmonar na rede.
A Covid-19 pode causar várias sequelas, entre elas, disfunções respiratórias, principalmente em pessoas que passaram por hospitalização prolongada, com ou sem uso de ventilação mecânica.
No DF, quatro Ambulatórios de Saúde Funcional (ASF) oferecem a reabilitação pulmonar e funcionam nos seguintes locais: Hospital Regional de Taguatinga (HRT); Hospital Regional da Asa Norte (Hran); Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e no Hospital Universitário de Brasília (HUB).
Para ter acesso à reabilitação pulmonar, o paciente deve procurar uma das unidades que oferecem o serviço com o encaminhamento do pneumologista para agendamento da avaliação.
Os objetivos do tratamento são: melhorar a função pulmonar com diminuição da dispneia (falta de ar), maior tolerância aos esforços; independência para realizar as atividades diárias; melhorar a qualidade de vida; e retorno à vida produtiva, trabalho e lazer.
Veja imagens do serviço:
Segundo a referência técnica distrital (RTD) de Fisioterapia, Raquel Andrade, os pacientes que tiveram Covid-19 geralmente têm a capacidade respiratória limitada e necessitam de equipe especializada para acompanhamento.
“Como resultado da inflamação do pulmão e do suporte respiratório invasivo, os pulmões podem permanecer com a capacidade respiratória limitada, o que dificulta a absorção e transferência do oxigênio para a corrente sanguínea. É o que causa cansaço, fadiga, limitação funcional e levam ao prejuízo da qualidade de vida”, explica.
De acordo com o fisioterapeuta Vinícius Maldaner, do ASF do Hran, a identificação precoce dos pacientes acometidos pela doença que necessitam de acompanhamento especializado e reabilitação pulmonar é fundamental para o correto encaminhamento e elaboração do plano terapêutico.
“Após passar por avaliação com o médico pneumologista, os pacientes que apresentarem sequelas pulmonares devem ser encaminhados para a reabilitação pulmonar conforme nota técnica elaborada pela referência técnica de fisioterapia”, explica.
A atenção primária tem papel fundamental no acolhimento, tratamento e encaminhamento dos pacientes com limitação funcional por Covid-19.
As equipes de estratégia saúde da família podem solicitar apoio aos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf), onde o paciente será orientado sobre os principais cuidados, poderá participar de grupos para ganho de força e funcionalidade, bem como poderá ser encaminhado aos ambulatórios.
*Com informações da Secretaria de Saúde