Pacientes enfrentam fila para marcar consulta no Hran: “Muito errado”
Pacientes esperam até duas horas para marcar uma consulta no Hospital Regional da Asa Norte. Fila tem aglomeração e desconforto
atualizado
Compartilhar notícia
Pacientes enfrentam longa fila para a marcação de consultas no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) na manhã desta quinta-feira (16/12). A espera envolve aglomeração e desconforto.
A dona de casa Maria José Pereira, 63 anos, remarcou uma consulta com o gastrologista. Precisou esperar das 6h40 às 8h30. A idosa também sofre com problemas na coluna, passando inclusive por cirurgia; por isso, a situação engatilhou fortes dores na paciente.
“Isso é muito errado. Nunca passei por uma fila dessas para marcar apenas uma consulta. Eu passei por cirurgia de coluna. Estou em pé o tempo inteiro. Minha perna está queimando de dor” desabafou.
A dona de casa Mirian Gomes Machado, 46 anos, também ficou indignada. “Uma fila dessas é horrível, porque o atendimento é lento. E a gente não sabe a hora que vai embora para casa”, comentou a paciente, que busca agilizar os procedimentos para uma plástica corretiva.
“Tem gente que vem sem alimentação, sem dinheiro para comprar comida. Isso é um abuso, uma falta de respeito”, acrescentou Mirian.
Inicialmente, a fila estava na frente do Hran. Mas, conforme os pacientes reclamavam e denunciavam a situação, ela foi realocada para dentro do hospital. Com isso, as pessoas ficaram aglomeradas dentro da unidade.
Outro lado
Em nota, a direção do Hran “esclarece que não há necessidade de filas na unidade, pois a marcação de consultas é feita pelo Sistema de Regulação, que já voltou a funcionar após ter ficado inoperante devido ao ataque hacker no sistema informatizado do Ministério da Saúde na última segunda-feira (13)”.
A unidade de saúde acrescentou que “as imagens mostram pacientes que estão voltando para marcarem suas consultas para algumas especialidades, que são agendadas a partir da segunda quinzena de cada mês, mas alguns pacientes optam por ir no primeiro dia. Na segunda-feira, por exemplo, serão marcadas as consultas de pneumologia.”