Pacientes em risco podem enviar representantes a farmácias do GDF
Pacientes que precisam retirar medicamentos em uma das três unidades poderão cadastrar até cinco pessoas para fazer a retirada em seu lugar
atualizado
Compartilhar notícia
A pandemia do coronavírus está afetando a rotina das farmácia de alto custo. Pacientes que precisam retirar medicamentos em uma das três unidades poderão cadastrar até cinco pessoas para fazer a retirada em seu lugar, durante esse período de contingência em prevenção ao (Covid 19). A medida é para evitar que essas pessoas, que estão mais vulneráveis, evitem sair de casa e ficar aglomeradas.
Para isso, basta preciso levar à farmácia documentos pessoais de quem será cadastrado, receita médica, laudo de medicamento especializado, autorização do procedimento de alta complexidade, além de comprovante de residência e documentos pessoais do paciente.
Além dessa medida, outras estão sendo tomadas para prevenir a contaminação pelo vírus nas farmácias. “Estamos respeitando todos os critérios, organizando a entrada dos pacientes e respeitando a distância entre as cadeiras”, frisa a diretora de Assistência Farmacêutica, Samara Furtado Carneiro. Para quem apresenta algum sintoma de resfriado ou gripe, estão sendo entregues máscaras.
O governo diz que está em andamento o processo para contratação, por dispensa de licitação, de empresa para agendamento de retirada de medicamentos e para entrega dos remédios na casa do paciente.
Nas farmácias de alto custo, somente profissionais da área administrativa aderiram à modalidade de teletrabalho, como aqueles responsáveis pelo envio de informações ao Ministério da Saúde e autorizações. “O atendimento ao paciente segue normal, até segunda ordem”, frisa Samara Carneiro,.