metropoles.com

Pacientes de PrEp para HIV podem se vacinar contra HPV no DF. Entenda

Vacina estratégica para prevenção de diversos tipos de canceres agora está disponível para pacientes em tratamento por exposição ao HIV

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Vacinação - Metrópoles
1 de 1 Vacinação - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Para evitar casos de câncer, pacientes da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV (vírus da imunodeficiência humana) entre 15 e 45 anos já podem se vacinar contra HPV (papilomavírus humano), pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal.

A vacina contra HPV já está disponível para os usuários de Prep mediante encaminhamento por médico, enfermeiro ou farmacêutico. O Ministério da Saúde anunciou a ampliação nacional da imunização nessa quarta-feira (3/7).

Até então, a vacina era limitada a crianças e adolescentes de até 14 anos. Agora, quem usa PreP pode se vacinar contra HPV, se precavendo de uma série de cânceres.

Transmissível sexualmente, o HPV provoca verrugas anogenitais e engatilha o desenvolvimento de câncer de colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe.

O público alvo da vacinação inclui:

  • Crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos, no esquema de dose única.
  • Indivíduos imunocomprometidos de 9 a 45 anos (Pessoas Vivendo com HIV e Aids PVHA, Pacientes oncológicos e transplantados): com esquema de três doses independentemente da idade, aplicadas aos 0 – 2 – 6 meses (Segunda dose dois meses após a primeira e terceira 6 meses após a primeira dose).
  • Pessoas de 15 a 45 anos de idade imunocompetentes vítimas de violência sexual: com esquema de 2 doses para os de 9 a 14 anos (0-6 meses) e 3 doses para os de 15 a 45 anos, aplicadas aos 0 – 2 – 6 meses (Segunda dose dois meses após a primeira e terceira 6 meses após a primeira dose).
  • Pessoas Portadoras de Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR), a par r de 2 anos de idade: com esquema de três doses aplicadas aos 0 – 2 – 6 meses (Segunda dose dois meses após a primeira e terceira 6 meses após a primeira dose).

No Brasil, a PrEP é indicada para pessoas a partir de 15 anos, com peso corporal maior ou igual a 35 kg, sexualmente ativas e que apresentam contextos de risco aumentado para aquisição da infecção pelo HIV.

Neste caso, o público-chave para proteção é composto por gays, trabalhadoras do sexo, pessoas privadas de liberdade, pessoas trans, pessoas que usam álcool e outras drogas.

DF

Segundo dados do Painel de Monitoramento da PrEP do MS, no DF, existem atualmente 2.599 usuários(as) em PrEP, sendo 55% oriundos da rede pública de saúde e 45% da rede privada.

Nesse cenário, desde 2018, 4.163 pessoas iniciaram a PrEP, sendo que 91,3% da população em uso de PrEP faz parte do grupo de homens gays e outros homens que fazem sexo com homens (cisgênero). Segundo os dados, a faixa etária que mais acessa a PrEP está entre 25 a 49 anos.

Esquema vacinal no DF:

  • Usuários de PrEP não vacinados contra o HPV: O esquema recomendado são 3 (três) doses com intervalo de 60 dias entre a primeira e segunda dose, e 6 meses entre a primeira e terceira dose (0, 2 e 6 meses).
  • Pessoas em PrEP previamente vacinadas, mas com esquema incompleto: Completar o esquema de 3 (três) doses considerando o intervalo de 60 dias entre a primeira e segunda dose, e 6 meses entre a primeira e terceira dose (0, 2 e 6 meses).
  • Pessoas em PrEP já vacinadas com esquema completo, conforme preconizados para determinadas faixas etárias ou situações especiais: Não deverão ser vacinadas novamente com qualquer dose.

É importante destacar que a vacina HPV é contraindicada para gestantes. Além disso, o imunizante também é contraindicado para qualquer pessoa com alergia a algum dos componentes desse imunobiológico.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?