Pacientes com sequelas da Covid-19 terão direito à reabilitação no DF
Pessoas recuperadas do novo coronavírus poderão ter acesso a diversas especialidades da rede pública de Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Os pacientes recuperados da Covid-19 que ficaram com sequelas terão atendimento preferencial de reabilitação pela rede pública de saúde, segundo lei publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (2/6).
Os pacientes com sequelas deverão ter acesso a atendimento dentro das especialidades de fisioterapia respiratória e motora, cardiologia, fonoaudiologia, clínica médica, pneumologia, reumatologia, psicologia, psiquiatria e assistência social, seguindo os protocolos definidos pelas autoridades de saúde.
Além disso, o Executivo local pode realizar convênios diretamente com a iniciativa privada ou por meio do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), responsável pela gestão dos hospitais de Base e de Santa Maria e seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A lei, de autoria do deputado distrital José Gomes (PSB), detalha que muitos casos da doença evoluem para outros quadros. “Quando contraem a doença vários pacientes graves evoluem para quadro de pneumonia, e muitos precisam de assistência respiratória através de ventilação mecânica”, argumentou o José Gomes.