metropoles.com

Paciente internada em hospital do DF contraiu superbactéria KPC

Mulher está isolada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Sobradinho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Google Street View/Reprodução
hospital de sobradinho
1 de 1 hospital de sobradinho - Foto: Google Street View/Reprodução

A direção do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) informou, nesta terça-feira (07/05/2019), que há uma paciente internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade de saúde com a superbactéria KPC.

“A direção do HRS ressalta que na UTI é seguida uma rotina para evitar o risco de disseminação de bactérias resistentes, já que muitas vezes o paciente pode estar colonizado ao ser internado”, destacou a Secretaria de Saúde, em nota.

Segundo os gestores do hospital, a paciente é mantida em isolamento de contato, o que implica no uso de capote, luvas descartáveis, lavagem rigorosa das mãos com álcool gel antes e depois de tirar as luvas e demais normas que já são adotadas nas UTIs. O nome e a idade da mulher não foram informados.

A doença
A bactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase) foi identificada pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2000, depois de ter sofrido uma mutação genética que lhe deu resistência a múltiplos antibióticos e a outras bactérias.

Pode ser encontrada em fezes, na água, no solo, em vegetais, cereais e frutas. A transmissão ocorre em ambiente hospitalar, por meio do contato com secreções do paciente infectado, se não forem respeitadas normas básicas de desinfecção e higiene.

A KPC pode causar pneumonia, infecções sanguíneas, no trato urinário, em feridas cirúrgicas e enfermidades que podem evoluir para um quadro de infecção generalizada, muitas vezes, mortal.

Crianças, idosos, pessoas debilitadas, com doenças crônicas e imunidade baixa ou submetidas a longos períodos de internação hospitalar (dentro ou fora da UTI) correm risco maior de contrair esse tipo de infecção.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?