Paciente do Hospital de Base faz 100 anos e ganha festa de aniversário
Comemoração acontece no Dia Internacional da Mulher como homenagem a todas as mulheres. Dona Hercília agradeceu atenção da equipe
atualizado
Compartilhar notícia
A paciente do Hospital de Base Hercília Capilé da Rosa não esperava por uma festa de aniversário surpresa nesta terça-feira, 8 de março, quando também se comemora o Dia Internacional da Mulher. Dona Hercília faz aniversário somente na quinta-feira (10/3), mas a equipe da unidade de saúde decidiu fazer a comemoração na data simbólica para também homenagear todas as mulheres.
A paciente ganhou o respeito de toda a equipe de enfermagem da oncologia pela coragem com que enfrenta um câncer de mama. “Estou muito, muito feliz pela atenção de vocês todos aqui”, comemorou a paciente. Hercília é aposentada, sem filhos, mas foi casada por 62 anos, até ficar viúva.
Dona Hercília faz parte de uma família de 18 irmãos e, só em Brasília, tem 44 sobrinhos que se revezam para cuidar dela. Desta vez, quem estava acompanhando a paciente era a sobrinha Betânia Capilé Ellery, 64 anos, que trabalha como dermatologista.
“Ela vem fazendo esse tratamento há dois anos, sempre contando com muito carinho e envolvimento da equipe toda. Todos tratando ela muito bem. Todas as marcações de consultas são feitas e os atendimentos realizados. O atendimento é muito bom tanto de eficácia do tratamento, quanto do acolhimento de todos da enfermagem. Somos muito agradecidos ao Iges”, afirmou a familiar.
Veja a festa de aniversário de Dona Hercília:
“A iniciativa foi da equipe de enfermagem da oncologia do Hospital de Base, que no ano passado comemorou os 99 anos da dona Hercília e, como não é todo dia que vemos uma comemoração dessas, este ano também foi uma forma de homenagear as mulheres, porque ela representa para nós um exemplo de fortaleza e superação”, disse a chefe do serviço de enfermagem de oncologia, Luciana Rossi.
De acordo com Luciana, 850 quimioterapias são feitas por mês na sala de quimioterapia do Hospital de Base, que conta com 12 leitos. Para ter acesso ao serviço, os pacientes são inseridos na fila do Complexo Regulador da Secretaria de Saúde do DF.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.