metropoles.com

Pacheco chama luta por Fundo Constitucional do DF de “política com P maiúsculo”

Presidente do Congresso Nacional teceu uma série de elogios aos senadores e bancada política do DF pela manutenção do Fundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
presidente do Senado pacheco recebe a bancada do DF e os ex-governadores. Na pauta é a retirada do Fundo Constitucional do DF do teto de gastos propostos pelo novo arcabouço fiscal 11
1 de 1 presidente do Senado pacheco recebe a bancada do DF e os ex-governadores. Na pauta é a retirada do Fundo Constitucional do DF do teto de gastos propostos pelo novo arcabouço fiscal 11 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), teceu uma série de elogios pela luta de políticos do Distrito Federal pela retirada do Fundo Constitucional do DF (FCDF) do texto do novo marco fiscal. Em discurso após a aprovação do texto-base do projeto no Senado, Pacheco chamou a movimentação da capital de “política com P maiúsculo”.

“Em nome da presidência, eu gostaria de saudar e reconhecer o valor e o empenho da bancada do Senado do DF. Leila Barros, Izalci Lucas e Damares Alves se empenharam muito na preservação do Fundo Constitucional do DF, organizando reuniões, trazendo o governador do DF e os ex-governadores em uma união muito sólida e bonita de se ver na política”, ressaltou.

Pacheco também disse que esse processo de convencimento sobre “a importância da preservação e rigidez do Fundo Constitucional” foi exemplar. “Todos nós ficamos felizes de termos contribuído no Senado nesta conquista para a bancada dos três senadores”, finalizou.

O presidente do Partido Progressistas, senador Ciro Nogueira Ciro Nogueira (PP-PI), também elogiou o que chamou de “brilhante trabalho para excluir o Fundo Constitucional”. “Tenho certeza que a população do Distrito Federal está orgulhosa dos seus senadores e, em especial, da vice-governadora, nossa querida Celina [Leão].”

Desde que o relatório do Marco Fiscal na Câmara dos Deputados incluiu o FCDF nas regras do projeto, limitando esse Fundo, um grande movimento político na capital do país passou a lutar pela exclusão. Segundo cálculos do Governo do DF, caso não houvesse essa retirada, os cofres da capital perderiam R$ 87 bilhões em 10 anos.

É por meio desse fundo que a União custeia a Segurança Pública e parte da Saúde e da Educação do DF, que tem mais de 3 milhões de habitantes e abriga as sedes dos Três Poderes, além de representações diplomáticas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?