Apesar de restrição, blogueiro alvo da PF vai à manifestação pró-Bolsonaro
Oswaldo Eustáquio precisa permanecer a pelo menos 1 km da Praça dos Três Poderes, ele não saiu da Catedral que fica a cerca de 2 km do local
atualizado
Compartilhar notícia
O blogueiro Oswaldo Eustáquio apareceu na manifestação, deste domingo (19/07), em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Esplanada dos Ministérios. O investigado discursou em um carro de som localizado na frente da Catedral Metropolitana de Brasília, mas não pode seguir com os manifestantes em direção ao Congresso Nacional.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o blogueiro precisa permanecer a pelo menos 1 km da Praça dos Três Poderes, onde fica o STF, o Palácio do Planalto e o Congresso. A Catedral fica a cerca de 2 km do local. Na decisão, Moraes disso ainda que Eustáquio não pode deixar Brasília e nem manter contato com pessoas ligadas à investigação.
“Eu não temo nenhum problema [com a Justiça], pois sou um brasileiro que cumpre as leis mesmo não concordando com as restrições sobre mim. Eu cumprirei todas elas a risca, eu não me aproximei a menos de 1km do STF, essa marca da Catedral é exatamente 1,7km. Eu estou proibido de participar de protestos antidemocráticos, mas eu vim para a Marcha Nacional Cristã pela Família, vim cumprindo todas as leis“, disse Eustáquio ao Metrópoles.
O blogueiro foi preso em 26 de junho no inquérito que investiga atos antidemocráticos contra o STF. Eustáquio foi alvo de mandado de busca e apreensão da Polícia Federal. Em depoimento, Eustáquio negou envolvimento na organização das manifestações. Ele é ligado à ativista Sara Winter.
O blogueiro Allan dos Santos também estava no local. O apoiador de Bolsonaro foi alvo de busca e apreensão em operação da Polícia Federal (PF) no mês de junho em inquérito que investiga fake news contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ainda marcaram presença, os deputados federais Carlos Jordy (PSL), Coronel Chrisostomo (PSL) e General Girão (PSL). A deputada estadual Valéria Bolsonaro (PSL-SP) acompanhava o grupo.
Sobre a manifestação
Manifestantes se reuniram, neste domingo (19/7), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para mais um ato de apoio ao presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido).
Comparada com outros atos pró-presidente, o tom das críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) diminuiu, mas algumas pessoas carregavam placas pedindo a saída dos ministros Alexandre de Morais e Gilmar Mendes. Outros clamavam pelo fim da censura nas redes sociais.