Organização dos Estados Americanos acompanha votação no Entorno do DF
O embaixador Agustín Espinosa visitou seções de votação no município de Valparaíso de Goiás, neste domingo (6/10)
atualizado
Compartilhar notícia
O chefe da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA), embaixador Agustín Espinosa, visitou seções de votação no município de Valparaíso de Goiás, neste domingo (6/10), dia do 1º turno das Eleições Municipais de 2024.
A autoridade agradeceu ao governo brasileiro e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por terem confiado à OEA, pela quarta vez, a oportunidade de observação de mais um exercício democrático, que é o processo eleitoral.
O embaixador destacou que a votação acontece em 26 estados brasileiros e que mais de 155 milhões de brasileiras e brasileiros estão aptos a votar nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 5.569 municípios.
Representantes da OEA chegaram ao Brasil em 27 de setembro. OS 15 especialistas provenientes de nove países da região estão distribuídos pelos estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.
O objetivo é observar temas, como organização, tecnologia, Justiça Eleitoral, participação política das mulheres, dos povos indígenas e dos afrodescendentes, financiamento político, campanhas, mídia, comunicação digital e violência eleitoral.
Relatório preliminar
O chefe da Missão de Observação Eleitoral da OEA disse que, após as eleições, será entregue um relatório preliminar com observações e recomendações com o objetivo de continuar contribuindo para os processos democráticos do país.
Em 2024, a OEA realiza a sua quarta Missão de Observação no Brasil, seguindo as experiências positivas ocorridas em 2018, 2020 e 2022, conforme documentado em relatórios.